MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa revela que um em cada cinco brasileiros está acima do peso

Número quase dobrou em dez anos e preocupa autoridades

Por Bernardo Fonseca
30/08/18 - 10:23
Obesidade no Brasil: estamos comendo mais, mas estamos comendo mal Obesidade no Brasil: estamos comendo mais, mas estamos comendo mal. | Foto: Banco de Imagem

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que um em cada cinco brasileiros está obeso. Num período de dez anos, esse índice subiu de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016.

Se, por um lado, o país saiu do mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU) ainda nos anos 2000, por outro, o acesso aos alimentos industrializados e processados cresceu muito, tanto pelo barateamento, quanto pela melhoria na renda da população. Ou seja: estamos comendo mais, mas estamos comendo mal.

Os números acendem um alerta vermelho na Saúde Pública. Ainda mais se for levada em consideração a parcela dos que estão com sobrepeso: já são 53,8% da população contra 42,6% em 2006.

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou 53.210 pessoas, entre fevereiro e dezembro de 2016, nas capitais do País.

Para calcular a obesidade e o sobrepeso são levados em conta o Índice de Massa Corporal (IMC). Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso. Valores maiores que 30, obesidade. O cálculo é feito a partir da divisão do peso pela altura ao quadrado.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.