MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo ganha destaque em revista da UNESP

Estudo utilizou a pandemia como pano de fundo e teve divulgação no periódico de publicações científicas da Universidade Estadual Paulista

Por David Massena
19/05/21 - 14:07
Pesquisa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo ganha destaque em revista da UNESP Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) é destaque em publicação científica | Foto: Divulgação/UFF

Avaliar o comportamento e as percepções dos cirurgiões-dentistas brasileiros sobre a pandemia de Covid-19 e verificar seu impacto sobre a rotina do atendimento odontológico foi o objetivo do trabalho desenvolvido no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O resultado foi publicado na Revista de Odontologia da Universidade Estadual Paulista.

No estudo é possível avaliar o comportamento e as percepções dos profissionais brasileiros sobre a pandemia. O trabalho envolveu bolsistas de extensão, alunos de graduação e mestrado e teve a orientação das professoras Alessandra Areas e Souza e Elizângela Cruvinel Zuza.

A pesquisa foi realizada com 385 cirurgiões-dentistas de vários estados do Brasil, por meio de questionários online, e os resultados mostraram que 318 dentistas (82,6%) de todas as regiões do Brasil responderam ao questionário, sendo 112 homens (35,2%) e 206 mulheres (64,8%). Destes, 78,3% dos que responderam atuam em consultórios ou clínicas privadas.

Dos profissionais participantes, 26 (8,8%) testaram positivo para Covid-19 e outros 10 (3,1%) tiveram sintomas da doença, porém não fizeram o teste. Nenhum entrevistado relatou ter sido hospitalizado em decorrência à doença.

No período de aplicação do questionário, 235 entrevistados estavam atendendo pacientes de rotina e emergência (73,9%). Apenas 174 (54,7%) relataram se sentir seguros com o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

A maior parte dos entrevistados declarou não possuir reserva financeira para a paralisação das atividades de trabalho (54,7%).

O estudo conclui que a pandemia de Covid-19 teve um grande impacto na odontologia, sendo de fundamental importância um melhor planejamento financeiro, além de reforço constante nos cuidados de biossegurança, para que os profissionais da área possam se resguardar e manter sua prática profissional em tempos de pandemia e incertezas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.