MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa divide em cinco escalas o risco de contrair a covid-19

Qual o risco de ir a restaurante? E fazer compras em shopping? Tabela de associação médica americana pode ajudar na prevenção

Por Redação Multiplix
21/07/20 - 09:00
Pesquisa divide em cinco escalas o risco de contrair a covid-19 Comer em restaurante com ambiente fechado é risco médio-alto | Foto: Banco de Imagem

A Texas Medical Association, nos Estados Unidos, montou uma força tarefa contra o coronavírus. A associação médica é respeitada mundialmente e vem desenvolvendo pesquisas e estudos sobre a doença.

Em sua última publicação, o grupo destacou o grau de risco de contrair o vírus, com uma escala de 0 a 10, entre pouco risco e risco alto, o que pode ajudar as pessoas, já que, no Brasil, a maioria dos estados e municípios está adotando medidas de flexibilização com a retomada das atividades econômicas.

Qual será o risco de ir a um restaurante, por exemplo? E fazer compras no shopping center? Quem sabe ir a uma academia se exercitar, até mesmo jogar futebol com os amigos ou simplesmente viajar de avião? Na lista da Texas Medical Association, 37 itens são classificados entre pouco risco, médio-baixo, risco médio, médio-alto e risco alto. Confira:

Pouco risco:

Entre a categoria pouco risco, apenas um item recebeu nota 1. Outros quatro receberam nota 2.

  • Nota 1: Abrir a caixa de correios
  • Nota 2: Pegar entrega de comida; Abastecer o carro; Jogar tênis e sair para acampar.

Médio-baixo:

Já na categoria médio-baixo, três itens tiveram nota 3, enquanto outros seis exemplos ficaram com nota 4.

  • Nota 3: Compras em mercearia; Caminhar, correr ou andar de bicicleta com outros e jogar golfe.
  • Nota 4: Estadia em hotel por duas noites; Aguardar em uma sala de espera médica; Ir a uma biblioteca ou museu; Comer em restaurante (ar livre); Andar em um centro movimentado e ficar uma hora em um parquinho.

Risco médio:

São oito itens avaliados no risco médio, com quatro recebendo nota 5 e quatro com nota 6.

  • Nota 5: Jantar na casa de outras pessoas; Ir a um churrasco; Ir à praia e fazer compras em um shopping center.
  • Nota 6: Enviar as crianças para escola, acampamento, creche; Trabalhar uma semana em um prédio de escritórios; Nadar em uma piscina pública e visitar um parente ou amigo na casa dele.

Médio-alto:

Na categoria médio-alto todos os sete exemplos tiveram nota 7 em risco de contaminação pelo covid-19.

  • Nota 7: Ir ao cabelereiro ou barbearia; Comer em um restaurante (ambiente fechado); Ir a um casamento ou funeral; Viajar de avião; Jogar basquete; Jogar futebol e abraçar ou apertar as mãos de amigos.

Risco alto:

A associação também avaliou mais oito itens considerados de risco alto, com notas 8 e 9.

  • Nota 8: Comer em um self-service; Se exercitar em uma academia; Ir a um parque de diversões e ir ao cinema.

  • Nota 9: Ir a um grande concerto de música; Ir a um estádio de esportes; Ir a um centro religioso com mais de 500 pessoas e ir a um bar.

Porém, os mais de 25 médicos e especialistas americanos que se reuniram para realizar a pesquisa dizem que os riscos só valem para as pessoas que estão seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como utilizar máscaras, fazer a higiene das mãos frequentemente e manter o distanciamento social de 1,5 metros a 2 metros.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.