MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa de amostragem em pessoas assintomáticas no estado do RJ começa nesta quinta

Estudo é capitaneado pela Secretaria Estadual de Saúde e visa apresentar um quadro mais real do número de infectados no estado, já que em todo o mundo a maior parte dos contaminados não tem sintomas

Por Redação Multiplix
30/04/20 - 12:39
Pesquisa de amostragem em pessoas assintomáticas no estado do RJ começa nesta quinta Acompanhamento da imunidade do covid-19 acontece até 15 de maio | Foto: Divulgação/Mauricio Bazilio (SES)

Agora a população fluminense vai ter um acompanhamento da evolução da imunidade do novo coronavírus. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai iniciar uma pesquisa de amostragem em pessoas assintomáticas a partir desta quinta-feira.

De acordo com o governo estadual, os pacientes que foram atendidos nas unidades estaduais da Região Metropolitana que não apresentaram sinais da doença vão poder participar do estudo que pega uma amostra sanguínea para verificar a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de memória (IgG) de proteção contra o coronavírus, desenvolvidos em resposta a uma infecção prévia pelo vírus.

De acordo com a SES, a pesquisa é importante já que em todo o mundo, estima-se que a maior parte de contaminados por coronavírus não apresente sintomas.

Vão ser testadas 1.800 pessoas a partir das amostras de sangue que foram colhidas durante a interação ou através da ponta do dedo, por punção digital.

Se o resultado for positivo para IgG, significa que o paciente já teve a infecção, mesmo que seja assintomático. Somente nos testes IgM que derem positivos é que o paciente não será considerado imunizado, e é possível que ainda haja vírus no organismo no momento da coleta do material.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, as conclusões da pesquisa vão nortear a elaboração de políticas públicas de saúde mais eficientes para o combate do coronavírus.

“Os assintomáticos do covid-19 são uma realidade difícil de dimensionar, mas fundamentais para traçarmos um perfil epidemiológico do Rio de Janeiro para a doença. Os indicadores também vão reforçar nossa recomendação de isolamento social. Pessoas saudáveis em áreas epidêmicas podem estar infectadas e contaminando outras, mesmo sem saberem. Num segundo momento, vamos correlacionar a prevalência do vírus no estado com fatores demográficos e socioeconômicos para direcionar estratégias personalizadas para cada região”, destacou.

Ainda de acordo com o governo, a coleta de amostras para a pesquisa será realizada até o dia 15 de maio. Os testes em pacientes sem sinais ou sintomas de covid-19 que derem entrada em unidades da rede estadual na Região Metropolitana vão ser feitos mediante autorização. Os pacientes receberão o resultado dos exames rápidos ainda durante o atendimento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.