MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O que se sabe sobre a produção de vacina no combate ao novo coronavírus?

Confira quais as fases de desenvolvimento de uma vacina e quais estudos foram listados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Por Matheus Oliveira
12/06/20 - 09:00
O que se sabe sobre a produção de vacina no combate ao novo coronavírus? Desenvolvimento de uma vacina eficaz é crucial para combater a covid-19 | Foto: Banco de Imagem

A pandemia do novo coronavírus transformou a saúde global, evidenciou fraquezas em sistemas de saúde e transformou em espécie de “corrida armamentista” a busca por uma vacina que torne o mundo imune à doença. Entretanto, o que se sabe sobre essa busca por uma vacina em meio às tantas incertezas sobre o Sars-Cov 2?

Para desenvolver uma vacina, segundo o Instituto Butantan, é necessário que o medicamento, passe por algumas fases como:

  • Fase I - é o primeiro estudo a ser realizado em seres humanos e tem por objetivo principal demonstrar a segurança da vacina.
  • Fase II - tem por objetivo estabelecer a sua imunogenicidade.
  • Fase III - Esta é a última fase de estudo antes da obtenção do registro sanitário e tem o objetivo de demonstrar a sua eficácia. Somente após a finalização do estudo de fase III e obtenção do registro sanitário é que a nova vacina poderá ser disponibilizada para a população.
  • Fase IV - Vacina disponibilizada para a população.

Vale lembrar que na primeira semana de maio, oito candidatos a vacinas estavam em fases de ensaios clínicos. E que mais de 100 outros estavam em desenvolvimento pré-clínico, ou seja, ainda não estavam prontas para serem administrados em humanos.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde, do dia 2 de junho, listava 133 pesquisas de vacinas contra o covid-19. Os Estados Unidos possuem 42 projetos e a China conta com 19.

Entre as principais empresas que estão desenvolvendo o imunizante estão Sanofi/GSX, Oxford/AstraZeneca, Moderna e Sinovac Biotech.

No Brasil, quatro instituições buscam uma vacina para ajudar a combater o novo coronavírus: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais, o Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Butantan. As pesquisas dos dois primeiros institutos são as em que estão em fases mais adiantadas.

A infectologista Délia Engel afirma que são necessários tempo e ciência para desenvolver a vacina, e que são muitas as incertezas sobre o vírus, tornando impossível fazer qualquer projeção.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.