MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O que se sabe até agora sobre o vírus mayaro, “primo” da chikungunya?

Pesquisadores da UFRJ descobriram o vírus circulando no estado do Rio. Até o momento, foram registrados três casos em Niterói

Por Redação Multiplix
17/05/19 - 12:39
O que se sabe até agora sobre o vírus mayaro, “primo” da chikungunya? População deve seguir os mesmos procedimentos já adotados para combater o mosquito da dengue | Foto: Banco de Imagem

O Laboratório de Virologia Molecular, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) detectou um novo vírus no estado do Rio de Janeiro, denominado mayaro. Considerado “primo” da chikungunya por ter os sintomas semelhantes, o vírus é observado de forma endêmica na Amazônia, Região Norte do Brasil.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pela descoberta, Amilcar Tanuri e Rodrigo Brindeiro, os vírus do mayaro e da chikungunya já circulam juntos no estado do Rio de Janeiro. Até o momento, foram detectados três casos em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

A infecção pelo vírus, pertencente à família Togaviridae e ao gênero Alphavirus, causa febre alta e dores articulares crônicas, o que pode gerar confusão na tentativa de diagnóstico clínico, se baseado apenas nas características sintomatológicas das infecções. A descoberta pode gerar também um desafio de diagnóstico ainda maior, porque existe uma grande reatividade sorológica cruzada entre os vírus mayaro e da chikungunya.

Os pesquisadores agora realizam estudos para confirmar e aprofundar as características virais, epidêmicas e sorológicas das infecções. Será necessário também realizar estudos de xenovigilância epidemiológica, coletando mosquitos de diferentes espécies (Haemagogus, Sabethes, Aedes e Culex) na região afetada (Niterói, São Gonçalo, Maricá etc.) a fim de avaliar a existência desse vírus amazônico de forma ecotrópica, na região do Grande Rio.

De acordo com os pesquisadores, a população do estado do Rio deve seguir os mesmos procedimentos já adotados para combater os mosquitos da dengue, entre eles evitar água parada e usar repelentes.

Casos de chikungunya no estado do Rio

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde , foram notificados, até 14 de maio, 26.055 casos de chikungunya no estado do Rio. No mesmo período de 2018, foram registrados 20.234.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.