MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo mantém trabalhos de prevenção e combate ao Aedes aegypti

Mosquito é transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya

Por Redação Multiplix
09/02/21 - 13:06
Nova Friburgo mantém trabalhos de prevenção e combate ao Aedes aegypti Trabalho de combate ao Aedes Aegypti continua em Nova Friburgo | Foto: Banco de Imagem

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o combate ao Aedes aegypti continua sendo feito com os trabalhos de prevenção nas ruas da cidade. Mesmo com a pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realiza as visitas domiciliares, principalmente nos bairros do Cordoeira e Olaria.

O mosquito é o transmissor dos vírus da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Uma das atividades das equipes é o monitoramento de pontos estratégicos a cada 15 dias, como borracharias, cemitérios e ferro velhos, por exemplo.

Além disso, os agentes também montam armadilhas pelos bairros com o objetivo de capturar ovos dos mosquitos, quantificar e determinar se aquela localidade tem alto ou baixo risco de um futuro surto de mosquitos.

“Interessante notar que este é um mosquito predominantemente urbano, já foi encontrado em todos os bairros, menos nas áreas rurais. Portanto, todos os bairros são considerados de riscos, principalmente os mais populosos como o Cordoeira e os distritos de Conselheiro Paulino e Olaria”, relatou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Felipe Oliveira.

Ainda segundo informações do coordenador, a temperatura da cidade também contribui para a proliferação do Aedes aegypti.

“Esse mosquito se adaptou muito bem por aqui e estamos em pleno período de propagação e aumento de incidência das arboviroses – doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela”, disse.

De acordo com os dados da Subsecretaria de Vigilância em Saúde Ambiental, durante todo o ano passado, foram registrados na cidade 82 casos de chikungunya, 182 casos de dengue e um de febre amarela. Em 2021, até o presente momento, nenhum caso ainda foi notificado.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.