MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo confirma dois casos de sarampo

Informação foi divulgada pela prefeitura nesta quarta-feira, 23; outros dez pacientes com suspeita da doença aguardam a confirmação positiva ou não do diagnóstico de sarampo

Por Redação Multiplix
23/01/20 - 15:59
Nova Friburgo confirma dois casos de sarampo Manchinhas vermelhas na pele são alguns dos sintomas do sarampo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo confirmou nesta quinta-feira, 23, que dois casos de sarampo foram registrados no município neste ano.

Além dos casos confirmados, a subsecretaria informou que há outros 10 pacientes com suspeita da doença, que aguardam os resultados laboratoriais e investigações epidemiológicas para que haja a confirmação positiva ou não do diagnóstico de sarampo.

De acordo com a subsecretária de vigilância em saúde, Fabíola Braz, os sintomas do sarampo são semelhantes aos de uma gripe ou resfriado, por isso, muitas vezes a doença demora a ser confirmada, já que as manchas vermelhas, características da infecção viral, não se manifestam logo no início.

“Ela se manifesta inicialmente como um resfriado, uma gripe. Começa a chamar atenção porque ela aparece com uma febre muita alta, seguida de coriza, conjuntivite, que começa a irritar os olhos e depois aparece as manchinhas vermelhas pela pele, começando pelo rosto, espalhando pelo tórax, pelas costas e aí vai pelo corpo todo”, diz Fabíola Braz.

Vacinação intensificada

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que está intensificando, a partir deste mês de janeiro, a vacinação contra o sarampo, que irá até dia 13 de março.

De acordo com a prefeitura, é importante que as pessoas levem a caderneta de vacinação ou os registros de vacinas, juntamente com o cartão do SUS, para serem avaliadas.

Para evitar filas, a Secretaria de Saúde solicita a quem não tiver o cartão do SUS, dirigir-se à unidade de saúde mais próxima de sua casa com identidade, CPF e comprovante de residência, para a confecção do cartão.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina na policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e na unidade básica de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas, das 8h às 16h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.