MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo celebra convênio com a Apae para atendimento específico a pessoas com deficiência

Acordo prevê a implantação de um Centro Especializado em Recuperação (CER) na cidade serrana

Por Redação Multiplix
19/11/18 - 11:35
Nova Friburgo celebra convênio com a Apae para atendimento específico a pessoas com deficiência Pessoas com deficiência atendidas pela Apae de Nova Friburgo deverão receber uma unidade do Centro Especializado em Recuperação (CER). | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com o intuito de ajudar na acessibilidade de pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Nova Friburgo (Apae) estão finalizando os trâmites legais de um convênio para implementação de um Centro Especializado em Recuperação (CER) na cidade.

O CER será um espaço voltado para atendimento interdisciplinar de reabilitação psicomental, via Sistema Único de Saúde. Na unidade, existe atenção ambulatorial especializada em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território. É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual ou visual).

A primeira etapa da implantação do projeto já foi cumprida pela Apae. A instituição realizou obras de adaptação na sua estrutura física e até construiu uma nova área para abrigar o Centro. O local já passou por uma vistoria da Coordenação de Fisioterapia da Subsecretaria de Atenção Básica e da Vigilância Sanitária, cujas exigências já foram cumpridas. O corpo técnico e médico recebeu o reforço de dois enfermeiros, um psiquiatra e um ortopedista. Além disso, a instituição vai disponibilizar outros profissionais da sua equipe, como neurologista, psiquiatra, terapeuta, fonoaudiólogo e dentista.

No dia 13 de novembro, a Apae recebeu uma visita técnica da Secretária de Saúde, Tânia Trilha, juntamente com a subsecretária de Atenção Básica, Ariadina Heringer, e a subsecretária de Atenção Hospitalar, Sabrina Gomes Freitas, com o objetivo de avaliar o cumprimento das exigências de normatização do Ministério.

O cumprimento da próxima etapa cabe à Secretaria de Saúde que deve apresentar o projeto para deliberação do Conselho Municipal de Saúde e, posteriormente, para a Comissão Intergestores Regional Serrana, a CIR. Com as aprovações local e regional, o Ministério da Saúde formalizará o convênio e firmará o repasse. Quando o Centro Especializado em Recuperação estiver apto para receber os pacientes, os agendamentos de triagem serão realizados pela Secretaria de Saúde, através do Sisreg.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.