MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ministério da Saúde recomenda vacinação de crianças contra o sarampo

Dados divulgados pelo órgão contabilizam 1.680 casos da doença em todo o país

Por Luisa Machado
21/08/19 - 13:13
Ministério da Saúde recomenda vacinação de crianças contra o sarampo A medida preventiva prevê a aplicação de mais de 1 milhão de doses extras | Foto: Banco de Imagem

O Ministério da Saúde emitiu, na última terça-feira, dia 20 de agosto, através do site oficial do órgão, uma medida preventiva que orienta que todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem receber uma dose extra de vacina contra o sarampo.

O alerta emitido é uma resposta imediata do Governo Federal ao aumento de registros nos casos da doença em alguns estados e uma forma de colaborar com a campanha de prevenção contra o sarampo no Brasil. Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do país, ressalta a preocupação do governo com a doença.

“O Ministério da Saúde está fazendo uma medida preventiva. Nós estamos preocupados com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas ”, esclareceu o secretário.

Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que, num período de 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto de 2019, foram confirmados 1.680 casos de sarampo, sendo 1.662 no estado de São Paulo. Seis casos foram registrados no estado do Rio de Janeiro e outros 4 em Pernambuco. Nos estados da Bahia, Paraná, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe e Piauí registraram, cada um deles, um caso da doença.

Os onze estados do país receberão, do Ministério da Saúde, 1,6 milhão de doses a mais da vacina de sarampo. A medida deverá alcançar cerca de 1,4 milhão de crianças, público mais suscetível a casos graves da doença e que podem levar a óbito.

Em nota, o Ministério da Saúde enfatiza a importância de não confundir a dose extra da vacina contra o sarampo com as doses que constam na carteira de vacinação da criança.

É importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina, diz nota divulgada pelo órgão de saúde do governo.

A dose da vacina tríplice viral, que previne também a caxumba e a rubéola, está disponível em todo o Sistema Único de Saúde, em mais de 36 mil postos em todo o Brasil. Outra técnica sugerida pelo Governo Federal para a prevenção do sarampo é o bloqueio vacinal, que recomenda a vacinação, rápida e de forma seletiva, de todas as pessoas que não foram vacinadas anteriormente e tiveram contato com o suspeito de ter contraído a doença.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.