MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ministério da Saúde passa a financiar dez leitos de UTI Covid em Nova Friburgo

Leitos eram custeados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e não representam adicional; ocupação no Hospital Municipal Raul Sertã está no limite

Por Redação Multiplix
24/03/21 - 13:08
Ministério da Saúde passa a financiar dez leitos de UTI Covid em Nova Friburgo Ministério da Saúde passa a cofinanciar dez dos 20 leitos UTI Covid disponíveis no Raul Sertã | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou ao Portal Multiplix nesta quarta-feira, 24, que os dez leitos de UTI Covid em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, que vão receber financiamento do Ministério da Saúde eram, até então, custeados pela SES.

A portaria que autoriza o financiamento pelo Ministério da Saúde foi publicada na última sexta-feira, 19. Ela prevê a destinação de R$ 480.000 ao município para pagar por dez leitos no Hospital Municipal Raul Sertã.

De acordo com nota enviada à reportagem, desde dezembro de 2020 o estado cofinancia 20 leitos no hospital, mas a secretaria estadual enviou ao órgão federal uma solicitação do município de Nova Friburgo para receber os recursos.

“A SES continuará cofinanciando dez leitos, já que o Ministério da Saúde aportará recursos para os outros dez, totalizando 20 leitos naquela cidade”, finaliza a nota da Secretaria Estadual de Saúde.

Ontem, o Portal Multiplix informou sobre a autorização de verba para leitos em Nova Friburgo, mas ainda não havia o detalhamento do assunto por parte do estado nem do município.

O que diz a prefeitura

Em nota ao Portal Multiplix, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, confirma que não há criação de novos leitos e que desde o início do ano o município solicitou o custeio desses dez ao Ministério da Saúde.

"Essa autorização nada mais é do que a habilitação dos dez leitos já existentes que eram administrados e custeados pelo estado, ficando agora o município com a habilitação e gestão dos 20 leitos de UTI existentes para o tratamento de pacientes com Covid", afirma a secretária.

Ainda de acordo com a nota, há uma convocação de 167 novos profissionais de saúde para atuar em vários segmentos, sendo que parte dos profissionais serão para atender às demandas dos leitos de UTI Covid.

Ocupação da UTI no Raul Sertã

Até terça-feira, 23, a ocupação dos leitos de UTI exclusivos para o novo coronavírus estava em 90%. No caso dos leitos de enfermaria, a ocupação era de 100%.

Município queria habilitar 50 leitos

De acordo com as informações prestadas pelo governo estadual, Nova Friburgo solicitou inicialmente a habilitação de 50 leitos de UTI para Covid-19. O pedido foi feito em dezembro de 2020. Houve visita técnica ao Hospital Municipal Raul Sertã, onde foi verificado que existiam 20 leitos de UTI Covid em funcionamento, que foram habilitados e vêm sendo cofinanciados deste então.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.