MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ministério da Saúde amplia vacinação de sarampo em adultos até 31 de agosto

SES continuará com a vacinação de rotina na faixa etária de 6 meses a 49 anos no estado

Por Redação Multiplix
20/07/20 - 15:41
Ministério da Saúde amplia vacinação de sarampo em adultos até 31 de agosto Vacinação continua para público de 6 meses a 49 anos | Foto: Banco de Imagens

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo para o público-alvo de 20 a 49 anos, até o dia 31 de agosto, em todo o país. Porém, no estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), recomenda continuar com a imunização de rotina na faixa etária de 6 meses a 59 anos.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 4,2% do público-alvo de 20 a 49 anos foi vacinado. A campanha foi iniciada no dia 16 de março e, até 15 de julho, data final da imunização, foram 7 milhões de pessoas vacinadas nessa faixa etária. A meta é chegar a mais de 90 milhões de pessoas imunizadas.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, neste ano, até 27 de junho, foram confirmados 5.642 casos de sarampo em 21 estados, sendo no Rio de Janeiro 1.192 casos, com um óbito. Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que vem mantendo a intensificação de vacinação em toda a faixa etária de 6 meses a 59 anos, seguindo a agenda programada do Ministério da Saúde até 31 de agosto.

“O estado do Rio de Janeiro realizou no período de 13/01/2020 a 13/03/2020 uma Campanha de Intensificação de Vacinação contra o Sarampo, para a população de 6 meses a 59 anos, tendo em vista o cenário epidemiológico da doença à época, vacinando cerca de 1,4 milhões de pessoas. Com a chegada da covid-19, houve recomendação de suspensão temporária da vacinação de rotina pelo Ministério da Saúde até 16/04/2020. Nesse período, realizamos as ações de imunização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e mantivemos a estratégia de vacinação contra o sarampo na faixa etária já pré estabelecida até os dias atuais”, explicou em nota a SES.

Na Região Serrana do Rio, Teresópolis vai seguir as recomendações do estado, continuando com a vacinação de rotina contra o sarampo, na faixa etária de 6 meses a 49 anos e em profissionais da saúde de qualquer faixa etária.

“Pela nota técnica da SES-RJ, continuará sendo realizada a vacinação de rotina, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A vacinação acontece em 18 PSFs e unidades básicas de saúde, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Nos PSFs de Fonte Santa, Meudon e Rosário, que têm horário estendido, o atendimento acontece de segunda a sexta, de 8h às 19h, e no sábado, de 8h às 17h”, disse em nota a Prefeitura de Teresópolis.

Já a Prefeitura de Nova Friburgo, também na serra fluminense, informou que a vacinação continua para todas as faixas etárias.

"O esquema vacinal contra o sarampo está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde e todas as pessoas entre seis meses e 59 anos devem se vacinar. É recomendado que a população leve sua caderneta de vacinação na ida ao posto de saúde", informou em nota.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação, que está disponível durante todo o ano nos serviços de saúde do país, é a principal medida de prevenção e controle do sarampo. A doença é grave e de alta transmissibilidade e, quando uma pessoa é infectada, pode transmitir para até outras 18 pessoas.

O vírus do sarampo pode se disseminar por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar e, neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.