MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mesmo em casa, cuidados são necessários para evitar o coronavírus

Medidas são ainda mais eficazes caso haja algum paciente doente isolado

Por Redação Multiplix
26/03/20 - 09:00
Mesmo em casa, cuidados são necessários para evitar o coronavírus É importante que o paciente fique sozinho em um cômodo | Foto: Banco de Imagem

O isolamento domiciliar por 14 dias é tempo suficiente para que o novo coronavírus se apresente no corpo dos pacientes e para que essas pessoas não contaminem outras. Mas, mesmo em casa, é importante tomar alguns cuidados, principalmente quando há um doente isolado ou um idoso morando no mesmo ambiente.

Quarentena e isolamento domiciliar são diferentes e muitas pessoas confundem os dois. A quarentena é uma determinação do governo que estabelece um prazo de afastamento social para evitar a proliferação do vírus.

O isolamento domiciliar serve para quem está com alguma suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Na Espanha, por exemplo, o país está em quarentena, sendo proibido sair de casa se não for extremamente necessário.

Durante o isolamento domiciliar, é importante que o paciente fique sozinho em um cômodo, de preferência que tenha banheiro. Todos os objetos que ela utilizar frequentemente, devem ser higienizados diariamente. Não é preciso usar máscara.

Se o banheiro for em conjunto com outras pessoas da casa, é necessário que o paciente em isolamento seja o último a utilizá-lo e, após isso, higienizá-lo com álcool 70% ou hipoclorito em tudo o que foi tocado.

Objetos como lenços, máscara e luvas devem ser descartados em sacos separados do lixo da casa e jogados fora. É importante não utilizar o mesmo talher, copo e prato que as outras pessoas. A roupa de cama deve ser trocada pelo próprio paciente e colocada em um saco para ser lavada separadamente.

Se alguém da casa for cuidar do paciente, deve usar máscara cirúrgica e se manter distante por pelo menos dois metros.

Quem mora em local pequeno e não tem como ficar isolado em um cômodo, deve utilizar máscaras o tempo todo, que devem ser trocadas quando estiverem úmidas ou a cada duas horas. Idosos devem se manter isolados todo o tempo e evitar ao máximo o contato com outras pessoas da casa.

Após o isolamento domiciliar de 14 dias, o paciente pode voltar a fazer as suas atividades normalmente, sem restrições, mas desde que esteja se sentindo bem e sem sintomas. Os exames pós coronavírus também são importantes para afirmar se a infecção continua ou não no corpo do paciente.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.