MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Máscaras de tecido, cirúrgicas ou N95/PFF2? Saiba as diferenças e a eficácia dos três tipos

Anvisa separa os produtos em três categorias, as de uso não profissional, as cirúrgicas e os chamados equipamentos de proteção respiratória; entenda

Por Redação Multiplix
11/06/21 - 17:06
Máscaras de tecido, cirúrgicas ou N95/PFF2? Saiba as diferenças e a eficácia dos três tipos Saiba escolher a máscara mais apropriada para se proteger da Covid-19 | Foto: Banco de Imagem

Usar máscara é fundamental para controlar uma pandemia, como a de Covid-19. Especialmente quando a incidência do vírus está em alta e a imunização segue a passos lentos. De acordo com definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem três tipos de máscara: as de uso não profissional – tecido/pano, as cirúrgicas e os chamados equipamentos de proteção respiratória/respiradores – como o modelo N95/PFF2.

Mas será que qualquer uma delas serve? Existem melhores ou piores máscaras? Um estudo publicado recentemente pela Universidade de São Paulo (USP) identificou que os diferentes modelos oferecem graus variados de proteção.

A pesquisa da USP evidenciou que uma máscara de pano pode filtrar de 15% a 70% das partículas que você respira, com média de 40%, enquanto uma N95/PFF2 pode ter eficácia de 98%. As máscaras cirúrgicas protegem até 89%.

A principal forma de transmissão do novo coronavírus é por meio de aerossóis, as famosas partículas no ar. Por isso, é importante optar por uma máscara que ofereça alta proteção, como as cirúrgicas ou as N95/PFF2.

Entretanto, no início da pandemia havia a recomendação de autoridades de saúde para que esses modelos citados acima fossem usados apenas por profissionais da saúde, pois havia escassez dos produtos no mercado.

Contudo, a preocupação com as novas variantes do novo coronavírus e a melhora da oferta desses itens têm levado especialistas a recomendar o uso desses tipos de máscara para o público em geral.

A gerente de tecnologia de materiais de uso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Priscilla Consigliero, ressalta que as máscaras cirúrgicas e as N95/PFF2 são regulamentadas pela agência porque são originalmente destinadas ao uso em serviços de saúde.

Já as máscaras de pano, que não têm fins profissionais, não passam pelo crivo da agência. “As de pano não têm o filtro e nem são feitas de tecido técnico apropriado para utilização em serviços de saúde e, por isso, não são reguladas pela agência”, diz.

Ainda de acordo com Priscila, os fabricantes das máscaras regulamentadas pela Anvisa precisam apresentar todos os laudos que comprovam a eficácia dos produtos. “Uma vez que o produto não está regularizado, não é possível saber a procedência”, afirma.

É obrigação do fabricante ou do importador ter a comprovação de que aquele produto atende às normas, principalmente com relação à eficácia de filtração.

A máscara que é regularizada pela Anvisa ganha um número de registro, que obrigatoriamente tem que estar na embalagem do produto. “É uma das formas de garantir que está regularizado. Com esse número, a pessoa pode consultar também no site da Anvisa para garantir que está tudo certo”, explica Priscila.

Mas, caso não seja possível ter acesso aos modelos cirúrgico ou N95/PFF2, as máscaras de tecido ainda são recomendadas. Uma alternativa é usar as produzidas com tripla camada de pano ou sobrepor duas máscaras. E o mais importante: é preciso que elas fiquem bem ajustadas ao rosto, ou a eficácia pode ser comprometida.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.