MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais flexibilização: Nova Friburgo entra na bandeira amarela com validade de 14 dias

Prefeitura define novas métricas e ações para o estabelecimento das bandeiras

Por Redação Multiplix
24/08/20 - 10:32
Mais flexibilização: Nova Friburgo entra na bandeira amarela com validade de 14 dias Bandeira amarela passa a valer até o dia 6 de setembro | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, entrou na bandeira amarela nesta segunda-feira, 24, e vai permanecer por 14 dias. A medida faz parte da nova métrica adotada pela prefeitura, atualizada na última semana.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, após um mês de avaliações, o Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) consolidou os novos critérios para a avaliação das métricas de estabelecimento das bandeiras.

Uma das mudanças é em relação à validade da bandeira que, a partir de agora, terá validade de 14 dias e não mais de uma semana. A mudança também irá ocorrer na sexta-feira, data que a prefeitura irá atualizar sobre a troca de bandeira e não mais na segunda-feira, como estava sendo feito.

A bandeira amarela vai valer até o próximo dia 6 de setembro, onde será estabelecida uma nova bandeira ou continuará a que está em vigor.

Novas métricas:

Agora, as novas métricas levam em consideração a taxa de letalidade (número de óbitos sobre o número de casos), a taxa de ocupação dos leitos de UTI e os de clínica médica e a variação dos casos a cada 14 dias. São dois critérios de capacidade do sistema de saúde e dois epidemiológicos e que, segundo a prefeitura, estão baseados nas mesmas metodologias utilizadas em outros municípios do estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o município também implementou o programa “saúde no território” que estratifica os bairros com ações específicas de enfrentamento à Covid-19. Ainda segundo a assessoria da prefeitura, as alterações são decorrentes de avaliações técnicas que demonstraram que os resultados não estavam condizentes com a realidade.

Veja o que funciona com a bandeira amarela:

  • Indústrias: Podem funcionar com até 80% da sua capacidade;
  • Atividades comercias e prestadores de serviço: funcionarão das 10h às 20h, de segunda a sábado, com o acesso dos clientes de forma controlada e com o atendimento na proporção de um cliente para cada um funcionário, observando as medidas sanitárias;
  • Restaurantes, bares e lanchonetes: podem funcionar com até 70% da capacidade máxima de ocupação com distanciamento mínimo de 1.5m entre as mesas, no horário compreendido entre 7h e 24h, sendo vedada a permanência de clientes no interior do estabelecimento após o horário limite, bem como o consumo no local e/ou nas proximidades dos estabelecimentos, ficando autorizado, no entanto, o funcionamento nas modalidades delivery e retirada do produto embalado;
  • Salões de beleza e barbearias: Fica autorizado o funcionamento e os locais deverão obrigatoriamente prestar serviço na forma de agendamento, sendo vedada a espera do usuário no interior do respectivo estabelecimento;
  • Shopping Centers: Podem funcionar das 10h às 22h
  • Transporte coletivo: Entre 5h e 21h, a circulação do transporte coletivo público municipal deverá ser executada na integralidade de veículos, horários e itinerários e nos demais horários a frota de veículos ficará restrita a 30% por itinerários;
  • Hospedagens: Ficam autorizadas as hospedagens, entrantes e/ou reservados, em quaisquer meios de hospedagem como hotéis, pousadas, motéis, plataformas digitais ou aplicativos.

Casos avançam na cidade

De acordo com a última atualização do boletim epidemiológico, Nova Friburgo tem 2.098 casos da Covid-19 desde o início da pandemia, com 90 óbitos. O boletim completo do município e da região pode ser acessado no link.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.