MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Luvas descartáveis podem aumentar o risco de infecção por covid-19

Produtos protegem da contaminação do coronavírus por um período muito curto

Por Redação Multiplix
15/04/20 - 09:00
Luvas descartáveis podem aumentar o risco de infecção por covid-19 Material poroso facilita a penetração dos patógenos | Foto: Banco de Imagem

Itens como álcool gel e máscaras estão difíceis de serem encontrados nas farmácias por causa da pandemia do novo coronavírus. Outro produto que também está em falta são as luvas descartáveis que passaram a ser usadas por muita gente ao ir a mercados, bancos e até para dirigir. Mas as luvas não protegem realmente do covid-19.

A proteção das mãos com as luvas descartáveis é apenas para os fluidos corporais e o sangue, por isso elas são utilizadas pelos profissionais da saúde em consultórios, hospitais e ambulâncias. Mas, para a prevenção de bactérias e vírus, o período é muito curto.

A explicação para que esse item não seja ideal no combate ao coronavírus e nem na proliferação da infecção é o material poroso. Quanto mais utilizadas, mais fácil de os patógenos (causador da doença) penetrarem o nitrílico, vinil ou látex, materiais de fabricação do produto.

Por isso é muito frequente ver a higienização das mãos pelos profissionais da saúde logo após usar as luvas descartáveis que também não substituem as regras de limpeza e higiene com água e sabão.

Com o suor aumentando sob as luvas, o risco de contaminação acaba sendo maior e o clima úmido e quente é o ideal para que os vírus e as bactérias sobrevivam por mais tempo.

A recomendação para quem precisa sair durante o isolamento domiciliar, seja para ir a bancos, mercados ou farmácias, é higienizar a mão com água e sabão ou álcool gel.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.