MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hospital do Câncer de Nova Friburgo poderá fazer cirurgias cardiovasculares

Afirmação é do secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, que visitou a obra do hospital nesta sexta-feira, 12

Por Redação Multiplix
12/04/19 - 17:53

Na manhã desta sexta-feira, 12 de abril, Edmar Santos, secretário estadual de Saúde, visitou as instalações do que deve ser o Hospital do Câncer, no bairro Ponte da Saudade, em Nova Friburgo. A imprensa não pode acompanhar a visita, apenas o prefeito Renato Bravo e outras autoridades.

A visita ao prédio durou cerca de meia hora. O novo projeto e o prazo para o início das obras não foram apresentados. Segundo o secretário estadual de Saúde, o hospital não será apenas para o tratamento oncológico, mas também para cirurgias cardiovasculares.

“A gente veio aqui in loco para ver a situação das instalações e o que precisa para adaptação do projeto. A ideia é atender não só a oncologia, mas também a cardiologia. Encontramos a estrutura aqui bastante sólida, os projetos aqui já estão todos adiantados. A gente quer ver se num período curto consegue já apresentar o orçamento e o cronograma de execução da obra.”

O secretário disse ainda que conta com o apoio também da Alerj e da bancada de deputados federais, no sentido de que haja um fluxo de recursos suficientes para que a obra seja feita o mais rápido possível.

“Essa obra será feita com recurso do tesouro estadual e também com o apoio do governo federal. Não necessariamente a retomada daquele convênio anterior, aquilo ficou perdido no passado, mas a gente vai, agora, com um organograma muito bem estabelecido, um projeto sólido, estabelecer essas parcerias para ter recurso tanto federal quanto estadual na aplicação dessa obra. Também discutir com o governo federal a questão do cofinanciamento para frente. É importante que o hospital possa ter fluxo de recursos adequados para manter a sua qualidade ao longo do tempo. A gente vai cuidar da construção e da manutenção com todo carinho e com todo zelo”, afirmou.

Secretário estadual de Saúde acompanhado de diversas autoridades durante a visitaSecretário estadual de Saúde acompanhado de diversas autoridades durante a visita | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O deputado estadual Sérgio Louback (PSC), que é de Nova Friburgo, falou sobre a articulação para retomada do projeto.

“Uma coisa que eu defendi, para a gente dar celeridade, é fazer por etapas. Porque em um hospital desses, fazer o prédio é o de menos. O problema são os equipamentos e a mão-de-obra. Como é que você vai trazer os especialistas para cá? Essa é uma questão que eu coloquei com o secretário. Nós estamos a poucos quilômetros do Inca e entendo que poderia, de início, a consulta ser realizada no Inca e o tratamento aqui, começando com quimioterapia. E depois vai fazendo o restante para a gente poder tornar essa realidade mais próxima, para não levar tanto tempo”, afirmou Sérgio.

Sobre a obra

A novela do Hospital do Câncer se arrasta desde 2016, quando as obras foram interrompidas. De lá para cá, o local foi alvo de vandalismo, roubos e até incêndio. Atualmente, quem mora na região e precisa fazer o tratamento tem que ir paro o Rio de Janeiro ou para Petrópolis. Para cobrar a conclusão da obra, desde o ano passado a Associação de Moradores e Amigos da Ponte da Saudade realiza um abaixo-assinado on-line que já conta com quase 66 mil assinaturas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.