Hemocentro de Nova Friburgo está com estoque praticamente zerado

Secretaria de Saúde convoca moradores de cidades da região a doar sangue. Saiba quem pode doar

Por Matheus Oliveira
23/07/19 - 17:04
Hemocentro de Nova Friburgo está com estoque praticamente zerado Estoques de sangue do hemocentro estão quase zerados | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Hemocentro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, necessita de doações de sangue, pois o estoque está praticamente zerado e a situação é preocupante, segundo a prefeitura.

De acordo com o executivo, parte do problema deve-se ao período de inverno e de férias escolares. No entanto, a necessidade de sangue continua e pode comprometer cirurgias.

Para evitar comprometimento dos procedimentos de saúde, o hemocentro convoca doadores e até mesmo quem possa doar pela primeira vez.

O Hemocentro de Nova Friburgo atende a 13 municípios da região e, por isso, doadores das cidades atendidas também estão sendo chamados.

Os doadores podem se dirigir ao hemocentro que funciona na rua General Osório, nº 324, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Mais informações pelo telefone (22) 2524-2300.

Quem pode doar

Segundo a Secretaria de Saúde, qualquer tipo de sangue é bem-vindo.

O doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. Não é preciso estar em jejum, basta não ingerir alimentos gordurosos ou derivados do leite quatro horas antes da doação. Menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados pelo responsável.