MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Guia orienta como é a melhor forma de manter a casa limpa em meio à pandemia

Produtos simples como sabão e água sanitária servem para combater o novo coronavírus

Por Redação Multiplix
08/05/20 - 14:08
Guia orienta como é a melhor forma de manter a casa limpa em meio à pandemia Itens de limpeza comuns e normalmente fáceis de ter em casa já são suficientes para uma boa higienização | Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde

Como manter a higiene dentro de casa da melhor maneira para prevenir o novo coronavírus? Limpar superfícies e objetos com eficiência pode ser diferente por causa da pandemia. O covid-19 pode ser eliminado com itens simples que já estão na casa das pessoas, normalmente, como sabão e água sanitária.

Para ajudar na melhor forma de manter a casa limpa, longe do coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou um Guia de Higienização com passo a passo da limpeza.

Além da higiene da superfície, espirrar ou tossir no antebraço, não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, talheres e copos, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente após espirrar ou tossir. A recomendação, mesmo em casa, é de evitar tocar o rosto e procurar se isolar do resto dos habitantes da casa, caso tenha sintomas do covid-19.

Uma das principais formas de transmissão do novo coronavírus é pelo contato indireto com as superfícies contaminadas. Por isso, todos devem ficar atentos aos lugares que tocam, lavando as mãos constantemente.

De acordo com o guia, é importante passar um pano umedecido com sabão líquido, detergente ou limpador multiuso nas superfícies diversas ou objetos. A higienização pode ser feita com desinfetante ou meio copo de café (25ml) de água sanitária diluído em 1 litro de água.

Já os aparelhos eletrônicos devem ser limpos sempre que possível. É preciso desligá-lo antes de iniciar a limpeza com pano de microfibra, de preferência, umedecido com álcool 70% ou isopropílico, passando-o nas superfícies dos aparelhos.

Chãos, bancada de pia e portas devem ser higienizados com um borrifador ou pano úmido para espalhar. Para isso é preciso usar luvas de proteção das mãos. Basta dissolver 50 ml ou 1 copo de café de água sanitária em 1 litro de água.

E como devemos limpar frutas, legumes e verduras? De acordo com o guia da SES, os alimentos devem ser higienizados em água corrente, dissolvendo duas colheres rasas de sopa (20 ml) de água sanitária própria para alimentos, em 1 litro de água.

Após isso, é necessário mergulhar os alimentos na solução e deixar agir por 10 minutos, enxaguando em seguida.

No caso das folhas, é preciso lavar cada uma, retirando os resíduos de terra antes de mergulhá-las na solução. A SES atenta que o vinagre não é um desinfetante eficaz para a higienização dos alimentos.

É importante não compartilhar talheres e louça, principalmente com quem ainda precisa sair para trabalhar. A casa deve estar bem arejada e ao retornar da rua, o guia recomenda deixar os calçados isolados e higienizar as mãos ou tomar banho rapidamente.

As roupas sujas devem ficar em local específico e as sacolas de lixo precisar estar bem amarradas para evitar a contaminação dos coletores.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.