MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do Rio assume administração dos hospitais de campanha, inclusive o de Friburgo

Organização Social Iabas, antiga responsável, foi afastada pelo governo estadual e contrato e termos aditivos serão anulados

Por Redação Multiplix
03/06/20 - 16:28
Governo do Rio assume administração dos hospitais de campanha, inclusive o de Friburgo Entrega do Hospital de Campanha de Nova Friburgo está atrasada há mais de um mês | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Governo do Estado do Rio de Janeiro assumiu a administração dos sete hospitais de campanha, antes de responsabilidade da organização social Instituto de Atenção Básico à Saúde (Iabas), que foi afastada depois de problemas de atraso na montagem das unidades. A decisão está no decreto 47.103/0, assinado pelo governador Wilson Witzel (PSC).

Agora, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) assume a gestão dos hospitais de campanha, anulando o contrato e os termos aditivos realizados pela Iabas. O governo vai requisitar todo o equipamento e mão-de-obra no combate à pandemia, assim como a conclusão das obras.

“Fica autorizada a Secretaria de Estado de Saúde a promover a rescisão do contrato e respectivos termos aditivos, em especial do termo aditivo ao contrato nº 027/2020, celebrados no âmbito da pasta com o Instituto de Atenção Básica à Saúde - Iabas, bem como a aplicar sanções e adotar outras medidas necessárias para resguardar e ressarcir o patrimônio público e o interesse da população do estado do Rio de Janeiro, adotando, inclusive, medidas judiciais imediatas para o bloqueio de bens e valores”, destaca trecho do decreto estadual.

O governador Wilson Witzel divulgou um vídeo nesta quarta-feira, 3, falando sobre a decisão de romper o contrato com a Iabas.

"Não podemos continuar com erros, eles precisam ser corrigidos. A Fundação Estadual de Saúde assume para concluir as obras, operar o sistema e deixar um legado. Esses hospitais de campanha serão muito importantes para a reabertura da economia, para gerar empregos e, principalmente, para ajudar no futuro com cirurgias eletivas", afirmou.

Além disso, Witzel afirmou que pedirá à Justiça o bloqueio dos bens do Iabas para ressarcimento dos prejuízos ao estado. O governador ressaltou ainda que vai iniciar a reabertura da economia no estado do Rio no próximo fim de semana.

"É muito importante que saibamos que, neste momento, os esforços que fizemos já reduziram sensivelmente a fila de espera para internação. Hospitais que já estão atendendo à covid-19 foram estadualizados com o apoio das prefeituras, o que vai nos permitir que já na próxima semana comecemos a flexibilizar a economia. Tenho certeza de que vamos vencer juntos", disse.

Agora, a Fundação Estadual de Saúde é a responsável pela administração dos sete hospitais de campanha para o enfrentamento do covid-19, sendo eles Maracanã, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, através das redes sociais, a empresa Frienge Engenharia divulgou que está assumindo as obras do hospital de campanha do município.

"Estamos assumindo a parte de obras de infraestrutura do novo hospital de campanha, trabalhando dia e noite para devolver aos friburguenses e empresários a mais rápida volta à normalidade. O grupo Frienge conseguiu a melhor proposta com diferença de até 40% para cotações de terceiros", destacou a empresa.

O Portal Multiplix entrou em contato com o governo estadual para saber sobre a parceria com a Frienge Engenharia e também se a data para a entrega do hospital de campanha, no próximo domingo, 7 de junho, continua valendo, e aguarda uma resposta.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.