MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do estado classifica Região Serrana como de risco moderado para a Covid-19

Região não apresentou variações e manteve a mesma bandeira, de acordo com os indicadores anteriores

Por Redação Multiplix
05/08/20 - 16:06
Governo do estado classifica Região Serrana como de risco moderado para Covid-19 Painel de indicadores com a última atualização do estado do Rio | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio

A Secretaria Extraordinária da Covid-19, vinculada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, atualizou nesta semana a nota técnica e o painel de indicadores sobre a pandemia do novo coronavírus. O estudo classifica as regiões do estado em diferentes bandeiras, com os riscos que elas representam em relação à doença.

A Região Serrana do Rio foi classificada como de risco moderado, representada pela bandeira laranja. Na última atualização, a região estava na mesma bandeira, não apresentando variações de risco.

O estudo ainda avaliou as regiões metropolitanas I e II. Elas estavam há duas semanas em risco baixo, na bandeira amarela. Porém, agora avançaram para a laranja, indicativo de risco moderado.

Em contraponto, o Médio Paraíba, o Centro-Sul e o Norte, que estavam na bandeira laranja, agora estão com risco baixo, na bandeira amarela.

Em relação as regiões Noroeste e Baixada Litorânea, também em risco baixo segundo o último Painel Covid de julho, agora apresentaram bandeira laranja, com risco moderado.

Assim como a região Serrana, a Baía de Ilha Grande também se manteve na bandeira laranja.

Segundo o Painel Covid atualizado nessa terça-feira, 4, o nível de risco para o Estado, como um todo, também é baixo, indicado pela bandeira amarela.

As atualizações são referentes à análise da Semana Epidemiológica 29 (de 12 a 18 de julho), em relação à Semana Epidemiológica 27 (28 de junho a 4 de julho). Segundo a secretária extraordinária de Covid, Flávia Barbosa, explica que as oscilações são esperadas e que a pasta está em diálogo constante com os municípios que registram as maiores variações.

“Quando uma região reduz seu risco para coronavírus numa quinzena, não quer dizer que não possa ser revisto. A pandemia é uma análise viva e não é possível lidar com todos os 92 municípios de forma única. Considerando a heterogeneidade da curva epidêmica, faz-se necessária uma análise regional para subsidiar a tomada de decisão na esfera local”, disse.

Classificação

O Pacto Covid considera alguns fatores para a classificação das regiões nas bandeiras:

  • Taxa de positividade de pacientes testados para coronavírus;

  • Variação de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG);

  • Taxa de ocupação de leitos destinados a SRAG;

  • Previsão de esgotamento de leitos de UTI para SRAG.

Segundo o estado, as recomendações de isolamento social variam de acordo com cada nível de risco.

  • Bandeira roxa (risco muito alto)

  • Bandeira vermelha (risco alto)

  • Bandeira laranja (risco moderado)

  • Bandeira amarela (risco baixo)

  • Bandeira verde (risco muito baixo)


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.