MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo e Teresópolis ainda não foram notificadas sobre novo "Mais Médicos"

Programa Médicos pelo Brasil vai disponibilizar, por meio do Ministério da Saúde, cerca de 18 mil vagas em cidades do interior do país

Por Luisa Machado
02/08/19 - 16:06
Friburgo e Teresópolis ainda não foram notificadas sobre novo "Mais Médicos" Medida foi anunciada pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na quinta-feira, 1º de agosto | Foto: Divulgação/Antonio Cruz (Agência Brasil)

O Ministério da Saúde divulgou, na última quinta-feira, 1º de agosto, o lançamento do programa Médicos pelo Brasil, com o objetivo de dar maior assistência médica à população de locais de difícil provimento ou de alta vulnerabilidade. Ao todo, serão disponibilizadas 18 mil vagas, sendo 10 mil disponibilizadas para o Norte e o Nordeste do país.

“A ampliação do acesso a esses serviços nas unidades de saúde da família é prioridade do governo federal. Assim, vamos promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, entre outros. Também vai trazer para perto da comunidade serviços como consultas médicas, exames, vacinas, radiografias e pré-natal para gestantes”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em nota divulgada pelo Ministério da Saúde.

A previsão é que as vagas comecem a ser ofertadas conforme o fim de contratos do programa Mais Médicos, criado pelo governo Dilma Rousseff, que deve ser encerrado nos próximos anos. Serão pagos aos médicos salários que variam de R$ 12 mil a R$ 31 mil, dependendo da progressão na carreira.

Os Médicos pelo Brasil vão ser parte das Equipes de Saúde da Família (ESF) e vão atuar pela Atenção Primária à Saúde (APS), a base do Sistema Único de Saúde (SUS), que acompanha o tratamento de doenças mais comuns como diabetes, tuberculose e hipertensão.

Por manterem maior proximidade na relação com a comunidade, é garantida uma maior adesão do cidadão ao tratamento oferecido pelo médico, diminuindo, segundo informações do Ministério da Saúde, em até 80% a necessidade de intervenção na emergência de Unidades de Pronto-Atendimento (UPA 24h) ou de hospitais.

“Os municípios que quiserem participar do Programa Médicos Pelo Brasil deverão assinar Termo de Adesão onde serão definidas pelo Ministério da Saúde as responsabilidades dos gestores municipais, especialmente quanto à oferta de estrutura adequada para a realização do trabalho do médico,” diz nota divulgada pelo Ministério da Saúde.

Programa Médicos pelo Brasil em Nova Friburgo e Teresópolis

Em notas enviadas pelas prefeituras de Nova Friburgo e Teresópolis, ambas as secretarias de Saúde disseram que ainda não foram notificadas sobre a vinda do novo programa do governo para os municípios, mas também não informaram se as cidades teriam interesse em receber médicos da iniciativa.

Programa Mais Médicos

O programa Mais Médicos, criado pela gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2013, buscava resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão. Mais de 1.800 médicos cubanos vieram para o Brasil para trabalhar nos mais de cinco mil municípios do país.

O governo cubano retirou os profissionais da saúde dos seus postos de trabalho, no Brasil, em novembro de 2018, após desentendimento com o atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Em nota, o governo de Cuba reforçou os motivos da retirada dos médicos.

"O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos, tem declarado e reiterado que modificará os termos e condições do programa Mais Médicos, com desrespeito à Organização Pan-Americana da Saúde e ao que foi acordado por esta com Cuba."

Já o presidente brasileiro afirmou, na época, que Cuba saiu do programa “por não aceitar rever esta situação absurda que viola direitos humanos”.

Mais Médicos na Região Serrana do Rio

O município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, recebeu um total de 16 médicos vindos de Cuba para atuar no atendimento de postos de saúde da cidade. Em Teresópolis, também na Região Serrana do Rio, quatro médicos cubanos ofereceram atendimentos nos postos de saúde da cidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.