MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo: doações de sangue caem “assustadoramente” e prefeitura fala em "situação crítica"

Saiba como está funcionando o novo esquema de doação por meio de agendamento

Por Redação Multiplix
30/03/20 - 16:32
Friburgo: doações de sangue caem “assustadoramente” e prefeitura fala em "situação crítica" Doadores podem agendar data e hora para irem ao hemocentro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

No período de pandemia do novo coronavírus e diante da necessidade de isolamento social, outras necessidades acabam ficando de lado, como a doação de sangue. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a prefeitura aponta forte queda nas doações e fala em dias que o hemocentro não recebeu ninguém.

“Nos últimos dias as doações caíram assustadoramente”, destacou o Executivo municipal por meio de nota ao Portal Multiplix. E, assim, o Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins segue durante a pandemia: vazio.

“Inclusive temos dias onde não houve nenhuma doação. Inevitavelmente, muito em breve, entraremos em situação crítica, visto que mesmo com os apelos na rede social, não estamos obtendo sucesso”, explicou a nota.

Mesmo com o novo coronavírus, a prefeitura afirma que a população deve continuar doando sangue, já que o Hospital Raul Sertã é um serviço essencial, funciona 24 horas e está sujeito à necessidade de sangue para atender seus pacientes.

No período de isolamento domiciliar, o hemocentro está tomando as medidas de precaução e recebendo as doações por meio de marcação de data e hora, por telefone, para não paralisar as atividades e evitar aglomerações.

Os interessados devem ligar para o número (22) 2523-8084 para agendar o momento da doação de sangue.

Ministério da Saúde

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são doadores inaptos para a doação de sangue por 30 dias aqueles que apresentarem sintomas do covid-19 ou tiverem contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados da infecção.

Candidatos que viajaram ou que sejam procedentes dos países com a transmissão local também estão inaptos para a doação. Quem estiver em isolamento voluntário ou indicado por médico, por ter sintomas do coronavírus também não pode doar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.