MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fiocruz: variante P1 do coronavírus pode escapar de anticorpos e aumenta risco de reinfecção

Novo estudo aponta que variante encontrada em Manaus escapa de anticorpos gerados por quem já se recuperou da linhagem original do novo coronavírus

Por Redação Multiplix
07/06/21 - 10:46
Fiocruz: variante P1 do coronavírus pode escapar de anticorpos e aumenta risco de reinfecção Variante P1 do Sars-CoV-2 pode gerar reinfecções e puxar a terceira onda no Brasil, segundo a Fiocruz | Foto: Banco de Imagem

Um novo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que a variante P1 do novo coronavírus pode escapar dos anticorpos da infecção natural pelo Sars-CoV-2 (novo coronavírus) tendo potencial para puxar uma terceira onda da pandemia no país.

De acordo com a instituição, tal fato mostra um grande potencial de reinfecção, fazendo com que quem já tenha contraído o vírus e possua anticorpos neutralizantes, esteja vulnerável à variante.

Esta possibilidade afeta inclusive, quem tomou apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Por isso, os pesquisadores da Fiocruz alertam para a necessidade de acelerar o processo de imunização no Brasil.

A variante P1 foi identificada originalmente em Manaus em novembro do ano passado.

Vale destacar que outra variante, a P2, oriunda do Rio de Janeiro, que puxou a segunda onda no Brasil, entre o final de 2020 e o começo deste ano, não consegue escapar do ataque dos anticorpos gerados pela linhagem anterior da doença, de acordo com o estudo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.