MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em Nova Friburgo, nova ambulância chega a Lumiar e São Pedro da Serra, mas atendimento não

Um homem teve de ir até o hospital, no Centro de Nova Friburgo, em um carro particular, pois não havia equipe na unidade móvel; Prefeitura diz que motorista da ambulância não atendeu ligação porque estava formatando o celular

Por Matheus Oliveira
17/09/18 - 12:36
Em Nova Friburgo, nova ambulância chega a Lumiar e São Pedro da Serra, mas atendimento não Ambulância entregue pelo poder público na última sexta-feira estava sem equipe de atendimento em São Pedro da Serra no domingo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Mesmo após a entrega de uma ambulância por parte da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, os moradores dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra seguem reclamando da falta de atendimento aos moradores das localidades. Segundo a população, no último domingo, dia 16 de setembro, um homem de 35 anos passou mal e teve de ser levado em um carro particular para o Hospital Municipal Raul Sertã em razão da falta de uma equipe na unidade destinada aos distritos.

Segundo a Associação de Moradores e Amigos (AMA) de Lumiar, o paciente passou mal por volta das 14h30 em frente ao Mercado Dolacire e os moradores tentaram acionar a ambulância que se encontrava em São Pedro da Serra.

“Recebi uma mensagem de que um homem passava mal em Lumiar e ligamos para a ambulância que estaria em São Pedro. Nos informaram, erroneamente, que ela estava aqui em Lumiar, mas ela estava mesmo no distrito vizinho. A pessoa que estava passando mal foi até São Pedro e encontrou a unidade móvel sem ninguém para prestar socorro. Nos foi informado que o socorro atuaria 24 horas por dia e não foi o que aconteceu neste domingo. A ambulância fica em São Pedro da Serra, pois estamos aguardando a reforma do Posto de Saúde de Lumiar, para que ela fique baseada aqui”, afirmou Silvia Faltz, presidente da Associação de Moradores de Lumiar.

Ela ainda explicou que é importante se adequar as características das localidades já que muita gente não possui nem internet e nem sinal de celular.

“É necessário ter o socorro por perto porque muitas pessoas não tem o hábito de utilizar o telefone ou moram em locais como a Toca da Onça, que não possui sinal de internet. Na última sexta ajudei uma pessoa que estava com o cunhado passando mal, mas não tinha acesso ao telefone para pedir a ambulância. Por isso, é fundamental que o atendimento esteja disponível para prestar socorro”, explicou. Silvia Faltz contou também que espera uma resolução do Poder Executivo nesta semana, e que caso isso não ocorra irá tomar as providências necessárias.

“Queremos uma resolução da Prefeitura, pois caso não ocorra nosso jurídico irá tomar as medidas cabíveis. Existem ainda várias possibilidades para oferecer o atendimento e seria muito mais bonito que nos fosse informado que não haveria atendimento no local neste domingo”, contou.

Na última sexta-feira, dia 14 de setembro, data de entrega da ambulância para os distritos, a secretária municipal de Saúde, Tânia Trilha, informou que havia disponibilizado a adequação do posto de Lumiar para que se fosse prestado o atendimento 24 horas.

“A gente já disponibilizou a adequação do posto com móveis e utensílios necessários para que eles possam pernoitar, com toda a infraestrutura, mesmo com a unidade tendo de ser transferida em razão de uma obra, já que conseguimos adequar isso tudo”, declarou.

Através de nota oficial, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Saúde, informou que “o atendimento móvel, solicitado em São Pedro no último domingo não foi prestado por total falta de comprometimento do motorista da ambulância. Foram feitas diversas tentativas de contato com o profissional, sem sucesso. Para a Secretaria, o motorista alegou que estaria formatando o celular no momento das chamadas, por isso, não atendeu.

A Prefeitura repudia veementemente a atitude do servidor e informa que vai abrir um procedimento administrativo interno para apurar a conduta dele. Informa também que este profissional não vai mais atuar em Lumiar e São Pedro da Serra, sendo substituído por outro profissional, para que não ocorram novas falhas.

A Secretaria de Saúde reforça que não poupou esforços para oferecer estrutura de trabalho às equipes da ambulância nos distritos: disponibilizou toda a logística de móveis e utensílios para que tanto motoristas, como enfermeiros, pudessem ter condições de conforto e de trabalho.”

Falta de atendimento resulta em mortes

Segundo a AMA Lumiar, neste ano, três pessoas morreram por falta de atendimento. No mês de agosto, um idoso morreu, pois demorou para ser socorrido. A ambulância estava em São Pedro da Serra e foi acionada às 6h, mas chegou apenas às 6h40. A entrada no Hospital Municipal Raul Sertã se deu por volta das 7h40, com o homem já morto.

Em 28 de fevereiro deste ano, a Associação de Moradores protocolou um ofício na Prefeitura, solicitando uma ambulância para a localidade. Em maio, novo ofício protocolado, desta vez, na Secretaria de Saúde, com o mesmo pedido. Em julho, foi aberta uma ação civil pública no Ministério Público. No documento ajuizado, é pedido ao órgão, ações e fiscalização para atender a demanda da população.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.