MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Diferença entre o ritmo de aumento de casos no RJ e no Brasil mostra que isolamento social pode estar dando certo

Gráfico do Ministério da Saúde mostra crescimento acentuado de novos casos da doença a cada dia, enquanto gráfico da Secretaria de Estado de Saúde apresenta ritmo mais lento de evolução do novo coronavírus

Por Redação Multiplix
01/04/20 - 10:03
Diferença entre o ritmo de aumento de casos no RJ e no Brasil mostra que isolamento social pode estar dando certo Comércio fechado no bairro Ponte da Saudade, em Nova Friburgo. Restrição ao funcionamento de serviços não essenciais é uma das medidas adotadas como prevenção à covid-9 | Foto: Alisson Dutra

O estado do Rio de Janeiro pode estar conseguindo desacelerar o aumento da curva de casos do novo coronavírus com as medidas de segurança adotadas, como o fechamento de serviços não essenciais e o isolamento social. Comparado ao ritmo de crescimento dos casos no Brasil, o estado está em vantagem, mostrando que a colaboração da população é de fato fundamental para evitar o aumento dos números.

Na terça-feira, 31, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) postou, através das redes sociais, sobre os esforços que estão sendo recompensados, ao indicar que o isolamento social está sendo positivo, com um número de casos menor do que era esperado.

“Por isso, pedimos à população que continue no isolamento e com as ações de prevenção enquanto organizamos medidas de amparo”, disse a SES.

Já o governador Wilson Witzel (PSC), em uma live na internet na noite desta terça-feira, destacou as medidas tomadas pelo estado no enfrentamento à propagação do covid-19 e a colaboração da população.

“Se nós não tivéssemos tomado as medidas que tomamos, em vez de quase 700 casos poderíamos estar hoje com 3 ou 5 mil casos. Hoje, são 700 casos e temos 60 pessoas internadas. Se tivéssemos 5 mil casos, seriam 500 pessoas internadas e muito mais mortes. São estatísticas terríveis, mas são realidades”, ressaltou.

As medidas de segurança adotadas no estado têm base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O gráfico do Ministério da Saúde (abaixo), quando comparado ao do estado do Rio, mostra um aumento acelerado dos casos confirmados do novo coronavírus, principalmente nas duas últimas semanas do mês de março. Realidade diferente do gráfico que mostra a evolução da doença apenas no Rio. Confira abaixo.

Gráfico 1 mostra evolução do covid-19 no Brasil de acordo com dados do Ministério da SaúdeGráfico 1 mostra evolução do covid-19 no Brasil de acordo com dados do Ministério da Saúde | Arte: Reprodução/Ministério da Saúde

Gráfico 2 exibe a evolução da covid-19 no Rio de JaneiroGráfico 2 exibe a evolução da covid-19 no Rio de Janeiro | Arte: Reprodução/Painel Saúde Estado do Rio de Janeiro

Casos confirmados no RJ e no Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira, 31, boletim oficial atualizado mostrando que o Rio de Janeiro tem 708 casos confirmados do novo coronavírus, com 23 óbitos e 107 internações.

Ainda de acordo com o boletim oficial, a capital fluminense registra o maior número de casos confirmados: 586. Desses, 92 estão internados.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, até o final da tarde de ontem, eram 5.719 casos confirmados e 201 mortes. Foram mais de 1.100 novos casos do covid-19 de domingo para segunda.

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é redobrar os hábitos de higiene e respeitar o isolamento domiciliar, saindo de casa apenas para situações essenciais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.