MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cuide-se! Especialista revela dicas de prevenção ao câncer de pênis

Doença pode levar a amputação do órgão genital. Confira como se cuidar e os tratamentos existentes

Por Matheus Oliveira
04/03/20 - 10:58
Cuide-se! Especialista revela dicas de prevenção ao câncer de pênis Câncer de pênis teve 9,19% dos casos registrados no Brasil ocorrendo no estado do Rio de Janeiro | Foto: Banco de Imagem

Um alerta que deve servir para muitos homens. Acostumados a não cuidar tão bem da saúde, os homens devem se prevenir contra um tipo de câncer que pode levar a amputação: o câncer de pênis.

De acordo com o urologista Leonardo Teixeira, algumas medidas podem ajudar na prevenção e evitar a doença.

“A prevenção basicamente é ter higiene em região genital em todas as faixas etárias. Lavar mesmo com água e sabão e enxugar bem toda a genitália. Fazer a cirurgia de postectomia em quem tem fimose até os 12 anos de idade. Evitar relações sexuais sem camisinha. Tratar as doenças sexualmente transmissíveis. Evitar álcool e tabaco são algumas medidas que ajudam na prevenção”, declara Leonardo.

O especialista afirma ainda que o diagnóstico precoce ajuda na chance de sucesso do tratamento e de cura.

“O tratamento é cirúrgico, podendo ser realizado cirurgias parciais/conservadoras nos casos iniciais e cirurgias maiores/radicais e quimioterapia nos casos mais avançados. O mais importante é o diagnóstico precoce”, destaca.

Leonardo lembra que o estado que mais tem casos é São Paulo. Apenas no ano de 2017, os casos em território paulista corresponderam a 24,26% do total em todo o país.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) no ano de 2017, os estados que vem depois de São Paulo são:

  • Ceará - 12,87%,
  • Maranhão - 10,66%
  • Rio de Janeiro - 9,19%
  • Pará - 6,99%
  • Minas Gerais - 5,88%
  • Goiás - 3,68%
  • Alagoas e Tocantins - 3,31%

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. Além disso, a doença é registrada mais em homens com baixas condições econômicas e de instrução.

Estudos científicos sugerem ainda a associação entre a infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e o câncer de pênis.

O urologista ressalta a importância dos exames periódicos.

“A importância é enorme: somente examinando o paciente conseguimos diagnosticar. Toda lesão no pênis deve ser examinada, principalmente a que não desaparece. O auto-exame é mais fácil porque é possível visualizar a lesão. Ela se apresenta na forma de verruga, ferida ou caroço”, explica.

Por fim, Leonardo destaca que ainda existe muito tabu para os homens realizarem os exames e que isso, segundo ele, faz retardar o diagnóstico e o tratamento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.