MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Crescem os casos de coronavírus assim como as fake news sobre o assunto

Fazer gargarejo com água e vinagre, comer alho e consumir vitamina C são algumas delas

Por Redação Multiplix
20/03/20 - 18:43
Crescem os casos de coronavírus assim como as fake news sobre o assunto Consumo exagerado da vitamina C natural não mata o covid-19 | Foto: Banco de Imagem

A pandemia de coronavírus vem fazendo a cada dia mais casos confirmados e suspeitos da infecção. São mais de 160 países que apresentam registros do covid-19. E para conter a doença, as pessoas começam a acreditar nas correntes e informações que correm os grupos das redes sociais. Muitas fake news parecem ser milagrosas, nas não passam de pura enganação.

A mais nova delas fala sobre fazer gargarejo com sal e vinagre para matar o coronavírus. Já que um dos sintomas é a tosse seca e o vírus ficaria restrito na garganta por alguns dias. Mas isso não minimiza o impacto e o covid-19 infecta células do pulmão e não da garganta ou do nariz.

O gargarejo pode até ser feito, mas para aliviar a coceira da garganta. Mas cuidado! Ele pode causar pneumonia, ainda mais em pessoas mais debilitadas e com a imunidade baixa, como os idosos.

A solução mineral milagrosa ou suplemento milagroso só existe no nome mesmo. Esses MMs estão sendo relacionados a cura do coronavírus, assim como já foi usado para combater câncer e autismo. A velha fake news agora chegou ao covid-19 e a mistura de alvejantes como água sanitária e água são proibidos no Brasil.

O consumo exagerado da vitamina C natural para fortalecer o sistema imunológico ajuda a combater o coronavírus. Essa é mais uma mentira que está rodando as redes sociais. A mensagem inclui o consumo em alta quantidade de limão quente. As informações contidas no texto estão erradas.

Outra notícia falsa é a de que a Universidade de Zanjan ficaria na China e estaria pedindo para que as pessoas consumam vitamina C e dizendo que o coronavírus vem dos animais. Acontece que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa universidade fica no Irã e não está enviando essas fake news, inclusive estudos não comprovam a transmissão pelos bichinhos.

Se você recebeu a mensagem de beber água quente e tomar sol, não faça isso. O texto diz que a mistura ajuda a matar o coronavírus e essa é mais uma fake news. Assim como beber água potável a cada 15 minutos para poder eliminar a infecção através da urina ou suor. O que vai acontecer, é o corpo ficar bem hidratado.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.