MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: o que dizem um médico e a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo

Clínico geral Carlos Aguilera fala sobre a origem, os sintomas e quais precauções tomar em relação ao novo vírus que está se espalhando pelo mundo

Por Redação Multiplix
29/01/20 - 11:47
Coronavírus: o que dizem um médico e a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo Pessoas na China, onde o coronavírus teve origem, usam máscara como forma de proteção | Foto: Reprodução/Tyrone Siu

O assunto da vez é sem dúvida o coronavírus. O novo vírus foi detectado em dezembro do ano passado em Wuhan, uma cidade da província de Hubei, na China. O vírus vem se espalhando rapidamente e a situação tem se complicado cada vez mais no país e no planeta. Para se ter uma ideia, até a manhã desta quarta-feira, 29, o número de mortes em decorrência do coronavírus chegou a 132, e a quantidade de infectados no mundo passou de 6.057, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, ainda não houve caso confirmado da doença, mas o Ministério da Saúde acompanha três casos suspeitos, um em Belo Horizonte, em Minas Gerais, outro em Curitiba, no Paraná, e o último em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Todos os pacientes estiveram, anteriormente, na China. Dessa forma, a recomendação do ministério é para que os brasileiros evitem viajar ao país asiático.

Situação na Região Serrana do Rio

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a Secretaria de Saúde informou por meio de nota que todos os trabalhos de prevenção são realizados por orientação do Ministério da Saúde. Sendo assim, como não foi identificado nenhum caso no país, ainda não existe nenhuma ação programada sobre o coronavírus no município.

Para entender melhor sobre o vírus, os sintomas e quais precauções tomar, a reportagem do Portal Multiplix conversou com o clínico geral Carlos Aguilera, de Nova Friburgo. Confira a entrevista abaixo.

Clínico geral Carlos Aguilera orienta população quanto à prevenção e cuidados a respeito do coronavírusClínico geral Carlos Aguilera orienta população quanto à prevenção e cuidados a respeito do coronavírus | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O que é o coronavírus?

“Ele é um vírus que circula entre animais e entrou em contato com o homem. Como o homem nunca tinha tido contato, o risco se torna grande. Porque o corpo humano não está preparado para se defender desse tipo de vírus. Ele veio de um ambiente na China.”

Como esse vírus é transmitido?

“O coronavírus é um vírus de transmissão respiratória. Ele começa a dar sintomas de uma infecção respiratória, como a gripe, e em cerca de 10% dos casos, evolui para uma forma gravíssima. Justamente porque os humanos ainda não tinham tido contato com ele, então pega muita gente vulnerável.”

Quais são os principais sintomas?

“Os sintomas são exatamente como o de uma gripe. Febre, dor, falta de ar, tosse, dificuldade respiratória. A complexidade é o seguinte: você não sabe se vai se complicar para um quadro grave, como a pneumonia, por exemplo.”

Tem tratamento e cura?

“Não existe uma vacina ou um tratamento específico. Existe o tratamento da complicação. Trata a infecção generalizada que o vírus provocou. Essas pessoas que complicam, precisam ser internadas. Mas 90% das pessoas que contraem o vírus, melhoram.”

O vírus pode chegar ao Brasil?

“A gente mora do outro lado do mundo (em relação à China). Nosso fluxo de pessoas com a China é bem pequeno. Nosso risco seria uma epidemia nos Estados Unidos, porque o fluxo de chineses lá é maior, e de brasileiros também. A gente conta que eles tenham um controle de pessoas.”

Qual a melhor forma de prevenção?

“Se você toca uma pessoa ou respira muito próximo a ela, os seus fluídos respiratórios invadem a outra. Evitar proximidade com pessoas que estejam com gripe aguda. Evitar toques. Evitar contato das mãos com nariz, boca. Lavar sempre as mãos e utilizar sempre o álcool gel. Isso conta, principalmente, para os profissionais da saúde.”


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.