MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça algumas das doenças mais comuns em gatos

Felinos podem ser vítimas de problemas como leucemia e esporotricose

Por Matheus Oliveira
01/10/18 - 11:53
Conheça algumas das doenças mais comuns em gatos Gatos devem receber atenção especial para prevenir doenças como a leucemia | Foto: Reprodução/Pinterest

Os felinos são animais que podem se tornar verdadeiros companheiros dos humanos ao longo da vida seja brincando ou fazendo companhia, os gatos são verdadeiramente leais aos seus donos e podem encher uma casa de alegria.

Eles também são conhecidos por terem sete vidas, mas para mantê-los por mais tempo ao nosso lado, é fundamental ficar atento a alguns sintomas de doenças comuns aos felinos. Os problemas variam de acordo com a idade e podem ser gastrointestinais, oncológicas, doença renal crônica, articular degenerativa, infecciosas, como FIV, FeLV, PIF, e doenças endócrinas, como diabetes mellitus e hipertireoidismo, além da raiva felina.

Os sinais das doenças muitas vezes são escondidos pela espécie e quando são descobertos podem estar em estágio avançado. Por isso, existe a necessidade de acompanhamento especializado para os felinos.

Vet Meeting

Para discutir as doenças encontradas em felinos e incentivar ações para cuidar dessas doenças, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), promove na próxima quarta-feira, dia 3 de outubro, a 18ª edição do Vet Meeting, no Nova Friburgo Country Club.

No mesmo dia, o CRMV-RJ realizará uma edição do Curso Básico de Responsabilidade Técnica com o assessor da presidência do Conselho Regional, André Siqueira, que, dentre outras orientações, abordará as implicações jurídicas que envolvem a prática da Responsabilidade Técnica em Medicina Veterinária.   Doenças

As principais doenças encontradas em felinos são:

Leucemia

O vírus da leucemia felina (Felv) não é pego em contato direto apenas com um soropositivo. É necessário um contato sustentado. O vírus está na maioria dos fluidos corporais, como saliva, fezes, urina e leite. É por isso que o comportamento de lambeduras entre gatos, compartilhamento de vasilhas de água, comida e leiteiras favorece a transmissão da FeLV. Por esse motivo também, a doença é encontrada principalmente em locais com muitos gatos confinados. A transmissão pode ocorrer ainda durante a gestação ou amamentação.

Esporotricose

Considerada como uma micose profunda e considerada uma zoonose – doença que pode ser transmitida ao homem-, a esporotricose causa lesões e ferimentos de vários graus no corpo dos bichanos afetando a pele, o tecido subcutâneo e os vasos linfáticos. Ela é transmitida por um fungo intitulado “Sporothrixschenckii” que utiliza feridas para entrar no organismo dos pets.

Os sintomas são Nódulos firmes na pele, Queda de pelo, Aparecimento de úlceras no tronco, cabeça e orelhas, Febre, Anorexia, Pele ressecada e Vômitos.

Clamidiose

Doença que afeta a região pulmonar e ocular dos gatos, a Clamidiose é provocada pela bactéria ClamidiaPsitacci. Ela ocasiona conjuntivite severa e alterações pulmonares nos felinos.

Os principais sintomas da doença são febres, tosses, espirros e conjuntivite. A taxa de contágio é muito alta e pode ser transmitida através do contato, podendo ser passada para o homem. A principal forma de prevenção é a vacina e o tratamento pode ser feito por antibióticos ou colírios.

Raiva Felina

A raiva felina está praticamente erradicada no Brasil, mas sempre merece cuidados em razão de sua periculosidade e dos 100% da taxa de mortalidade. Os principais sintomas medo de água, falta de apetite, febre, dilatação da pupila, salivação excessiva e mudanças no comportamento. Não existe tratamento para a doença e a prevenção é feita através da vacinação.

Vírus da Imuno Deficiência Felina

Uma das principais enfermidades que atinge os gatos é o Vírus da ImunoDeficiência Felina (FIV), causada por vírus e que age nos felinos como a Aids no ser humano. Assim, o vírus torna o gato suscetível a outras doenças, pois afeta o sistema imunológico.

A doença é transmitida através da saliva, normalmente em brigas entre os bichanos. Animais não castrados possuem maior chance de contrair a doença. O FIV também pode ser transmitido durante o ato sexual, ou da mãe paras os filhotes durante a gestação ou amamentação. O diagnóstico é feito através de um teste sorológico.

Diabetes

A obesidade gera a diabetes felina, ocasionando em desordem pancreática e excesso de açúcar no sangue pela insuficiência deproduzir insulina. Dos sete aos dez anos, de 20% a 30% dos gatos contraem a doença. Ela normalmente equivale a diabetes tipo 2 em humanos. A maior parte dos animais tem o problema diagnosticado após os dez anos.

Os principais sintomas da diabetes felina são semelhantes aos da diabetes em humanos: sede e fome excessivas nas fases iniciais, aumento nos episódios e nos volumes de micção e perda de peso. Nas fases mais avançadas da doença, o animal pode apresentar desidratação, vômitos, apatia, além de andar encostando os calcanhares no chão ao invés de apenas as patas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.