MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Confira cinco mitos sobre o tratamento do novo coronavírus no mundo

Veja informações falsas amplamente divulgadas em mídias sociais desde o começo da pandemia

Por Matheus Oliveira
27/05/20 - 08:15
Confira cinco mitos sobre o tratamento do novo coronavírus no mundo Junto com a pandemia do novo coronavírus aumentou também a necessidade de se combater a desinformação | Foto: Banco de Imagem

Uma nova doença surgiu para o mundo e fez com que muitas coisas sobre o assunto fossem publicadas. Como a situação é nova e pouco se sabe sobre como enfrentar o problema, a variedade de informações fez proliferar outro mal desta era tecnológica: as fake news. Assim podemos questionar: o que é mentira ou verdade em meio ao combate do novo coronavírus?

Entre os principais mitos envolvendo o novo covis-19 estão os tratamentos contra a doença. Ainda sem um tratamento definido ou vacina para a conter, muitas informações falsas são divulgadas especialmente nas redes sociais:

  • Beber água quente ou chá – Já recebeu aquela informação de que bebidas quentes matam o coronavírus? Provavelmente sim. Mas tal informação é falsa. O Ministério da Saúde informa que nenhum medicamento ou substância evita a doença.

  • Tomar superdose de vitamina D combate o vírus – Uma mensagem em que um médico fala que a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomendava uma imunidade através da injeção de uma alta dose de vitamina D. Tal informação não foi confirmada por nenhuma autoridade de saúde.

  • Cuba anuncia vacina – Outra fake é o fato de Cuba ter anunciado uma vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Até o momento nenhuma vacina ou medicamento teve eficácia comprovada.

  • Gargarejo – A mensagem que afirma que fazer gargarejo com vinagre e sal ajuda a combater o vírus que fica primeiro na garganta. Outra informação falsa, visto que o vírus usa nariz e boca como porta de entrada e afeta diretamente os pulmões.

  • Gripe - Pegar gripe do vírus influenza não nos torna imune da covid-19. A cepa do vírus influenza é diferente do coronavírus e ainda não foi comprovado que quem se curou da covid-19 está imune.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.