MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como manter a pele saudável mesmo usando as máscaras de proteção?

Acessório abafa o rosto e pode causas malefícios. Confira algumas dicas

Por Isadora Jaron
24/06/20 - 08:30
Como manter a pele saudável mesmo usando as máscaras de proteção? Máscaras de algodão agridem menos a pele e são mais recomendadas | Foto: Banco de Imagem

As máscaras de proteção individual viraram um item essencial durante a pandemia do novo coronavírus. Para quem precisa trabalhar ou ir à rua, mesmo com a quarentena, o equipamento de proteção individual passou a fazer parte da rotina. Mas, quando usada por muito tempo, a máscara, que abafa o rosto, pode trazer alguns malefícios e por isso o cuidado com a pele é importante.

E para saber como manter a pele livre dos machucados, acnes e irritações causados pelo uso do item, conversamos com a dermatologista Gabriela Bernhard Issa, que dá algumas dicas.

“Usar máscaras do tamanho adequado para o rosto, nem larga nem apertada demais, feitas de tecidos que permitam a transpiração. Quem não tem pele oleosa ou tendência à acne pode usar hidratante para fortalecer a barreira cutânea e evitar irritações. Pessoas com pele oleosa ou acne podem ter piora do quadro devido ao abafamento que a máscara provoca. Nesse caso é necessário procurar um dermatologista para realizar um tratamento mais específico já que o uso de hidratantes também piora a acne”, destaca.

Outra recomendação importante para manter a pele saudável é lavar o rosto durante o dia. Pessoas que têm acnes devem fazer a hidratação com produtos mais leves.

“Lavar o rosto até três vezes ao dia evita o acúmulo de suor, oleosidade e impurezas. Hidratação é útil para evitar irritação, mas quem tem pele oleosa ou acneica deve usar produtos mais leves, não comedogênicos e apenas se necessário. Quem já faz tratamento para acne deve mantê-lo”, explica a médica.

As mulheres costumam usar maquiagens durante os dias de trabalho. Até mesmo quem está em casa opta por usar um batom, rímel e lápis de olho. E se precisa sair, mesmo que rápido, a make também é indispensável para muitas. Porém, com o uso das máscaras o produto de beleza deve ser evitado.

“O ideal seria evitar, principalmente na região da máscara. A maquiagem obstrui os poros e associado com o abafamento da máscara, aumentaria a oleosidade, sudorese, levando à irritação da pele. Além disso o resíduo da maquiagem acumula no tecido, diminuindo a vida útil da máscara”, frisa a dermatologista.

As máscaras de uso não profissional são fabricadas em casa, com diferentes tecidos, com estampas ou lisas, e de vários tamanhos. Mas existe um tipo do acessório caseiro ideal que agride menos o rosto.

“Os tecidos 100% algodão são mais leves, facilitam a transpiração, além de terem o toque macio, não causam hipersensibilidade”, finaliza a dermatologista.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.