MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Casos de miopia aumentam durante a pandemia, diz Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Óticas registram crescimento de 20% na procura por óculos de grau

Por Natalia Amorim
08/03/22 - 10:30
Casos de miopia aumentam durante a pandemia, diz Conselho Brasileiro de Oftalmologia Casos de miopia aumentaram consideravelmente durante pandemia | Foto: Divulgação/ Óticas Bottini

Com a pandemia, o mundo se viu com a rotina transformada do dia para a noite. O isolamento social trouxe novos hábitos. Estudo, trabalho, pagamentos e até entretenimentos passaram a acontecer através da tela de um celular ou computador. Mas, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o uso de dispositivos eletrônicos em excesso traz malefícios a saúde ocular. E durante o período pandêmico, de cada dez médicos oftalmologistas, sete profissionais notaram um aumento de casos de miopia no país.

Camila teve um aumento considerável no grau de miopia durante a pandemiaCamila teve um aumento considerável no grau de miopia durante a pandemia | Foto: Camila Moraes /Arquivo pessoal

A servidora pública, Camila Moraes, é moradora de Bom Jardim, na Região Serrana, e tem miopia desde 2017. Quando os casos de Covid-19 começaram a surgir no Brasil, o trabalho dela passou a ser feito remotamente. E o uso do notebook, que acontecia durante metade do expediente, passou a acontecer durante oito horas.

“O resultado disso é que meu grau de miopia foi de 1,25 para 2 graus neste período. O grau do astigmatismo também aumentou em 0,5. Os graus só baixaram um pouco com a chegada da gestação, o que se explica por causa dos hormônios, segundo os médicos. Mas, até a pandemia, meu grau não subia de forma tão considerável”, disse.

Caroline Bottini é proprietária de uma tradicional ótica no Centro da cidade, há 20 anos, e diz que a procura pelos óculos de grau cresceu em torno de 20%. Segundo ela, o maior crescimento é de jovens e crianças.

“Os relatos que temos é a utilização intensa, por parte dos jovens, de celulares, games e computadores. Pode-se considerar que os óculos de grau se tornaram produtos essenciais para esse perfil de pessoas, que estão com a dioptria (grau) maior do que o de costume”, explica.

Venda de óculos de grau teve um aumento de 20% em relação ao ano passadoVenda de óculos de grau teve um aumento de 20% em relação ao ano passado | Foto: Divulgação/ Óticas Bottini

O que é miopia

É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

A oftalmologista Mércia Badini reafirma que pessoas que usam muito os computadores, percebem mais rápido a necessidade do uso de óculos em relação aos que não usam. E diz ainda que é necessário manter alguns cuidados básicos para manter a saúde dos olhos em dia.

“A atenção à tela faz com que os olhos se ressequem mais rápido e que o foco se acomode a uma distância mais curta. Por isso deve-se lembrar de piscar com maior frequência ou usar um colírio lubrificante durante o uso de eletrônicos. A cada duas horas, é necessário um descanso de cinco minutos ao ar livre, com os olhos fechados ou olhando para a distância para relaxar o músculo ciliar, responsável pelo foco”, recomenda.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.