MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Campanha de vacinação contra a pólio registra baixa adesão em cidades do interior do RJ

Vacinas continuam disponíveis nos postos de saúde dos municípios

Por Déborah Carvalho
03/10/22 - 10:58
Campanha de vacinação contra a pólio registra baixa adesão em cidades do interior do RJ Mesmo com a campanha chegando ao fim, as vacinas de rotina continuarão sendo oferecidas nos postos de saúde | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Multivacinação terminou na última sexta-feira, dia 30, em todo o país, mas a procura não foi como a esperada.

A meta da campanha contra a paralisia infantil, iniciada em agosto, era de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Mesmo com o prazo ampliado, a ação teve baixa adesão.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), apenas 54% das crianças foram imunizadas contra a doença no Brasil.

No estado do Rio, das 875 mil crianças estimadas, somente 267 mil receberam a proteção, ou seja, apenas 30,5% foram imunizados.

Ainda de acordo com a MS, a cobertura vacinal de rotina contra a paralisia infantil em menores de 1 ano, assim como para outras doenças, vem caindo nos últimos anos. Em 2017, a taxa foi de 88,76%; em 2018, caiu para 87,48%; em 2019, ficou em 73,62%; em 2020, reduziu para 53,97%; e em 2021, foi de 52,94%.

O objetivo da ação é alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da famosa gotinha.

Cidades da Região Serrana e dos Lagos do Rio também tiveram o número de crianças vacinadas abaixo do esperado.

Teresópolis

Até as últimas horas de sexta-feira, em Teresópolis, apenas 32% do público-alvo procuraram os postos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 2.990 doses foram aplicadas no município.

Nova Friburgo

A cidade contabilizou 48% do número de crianças que receberam a dose contra a poliomielite.

Nicole Cipriano, Secretária de Saúde de Nova Friburgo, reforça a importância da vacina.

''A arma mais potente contra diversas doenças é a vacinação. Desde o nosso nascimento, inserimos em nossa rotina a imunização e, ao longo da vida, não é diferente. Contamos com a colaboração e conscientização de todos os pais para levarem seus filhos e também checarem as suas cadernetas vacinais, temos imunizantes essenciais disponíveis para adultos, como contra a Covid-19.''

Cabo Frio

A adesão à campanha de vacinação contra a paralisia infantil em Cabo Frio foi somente de 23%, apenas 2.892 doses foram aplicadas.

Mesmo a campanha chegando ao fim, as vacinas de rotina continuarão sendo oferecidas nos postos de saúde de cada cidade. Elas fazem parte do calendário regular de imunização e, portanto, podem ser aplicadas fora do período de campanha.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.