MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Câmara realiza audiência pública sobre autismo nesta sexta, 5 de abril

O evento é aberto ao público e está marcado para às 18h

Por Sara Schuabb
02/04/19 - 16:03
Câmara realiza audiência pública sobre autismo nesta sexta, 5 de abril O objetivo é conscientizar e informar a população sobre o que é o autismo e como lidar com a síndrome | Foto: Banco de Imagem

A Câmara Municipal de Nova Friburgo vai realizar audiência pública na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, às 18h, para conscientizar e informar a população sobre o que é o transtorno de espectro autista (TEA), o autismo, e como lidar com a doença.

A ação faz parte da Semana de Conscientização do Autismo, seguindo as recomendações da Casa Legislativa, que aprovou a Lei Municipal 4.681/2019, de autoria do vereador Isaque Demani- MDB, que prevê a realização de eventos e atividades, por meio de seminários, palestras, murais, panfletagem e outros meios voltados à promoção e a conscientização dos direitos de quem tem o transtorno.

O que é o autismo?

O Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril, foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para 2019, a ONU escolheu como tema “Tecnologias assistivas, participação ativa” e o secretário-geral da organização, António Guterres, enviou mensagem falando sobre a importância da inclusão e de dar voz aos autistas adultos. Em 2018, o tema foi o empoderamento das mulheres autistas.

Segundo a Revista Autismo, trata-se de uma síndrome que afeta a comunicação, socialização e comportamento. Segundo números do Centro de Doenças e Prevenção do Governo dos Estados Unidos (CDC na sigla em inglês), uma em cada 68 crianças nascem com autismo. Se considerarmos somente meninos, o número é de 1 em 42; para meninas, é 1 em 189.

Ainda não existem estatísticas oficiais no Brasil a respeito da síndrome. A ONU, através da Organização Mundial da Saúde, considera a estimativa de que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo.

O quebra-cabeça é o símbolo do transtorno por representar sua complexidade, diversidade e muito o que se precisa descobrir ainda a respeito do TEA - a fita símbolo do autismo é formada, portanto, por peças de quebra-cabeça em quatro diferentes cores, representando a neurodiversidade dentro do espectro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.