MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Butantan anuncia desenvolvimento de nova vacina contra a Covid-19

Testes clínicos devem começar em abril; expectativa é que imunizante seja o primeiro 100% brasileiro

Por Paula Winter
26/03/21 - 16:46
Butantan anuncia desenvolvimento de nova vacina contra a Covid-19 ButanVac poderá ser a primeira vacina brasileira contra a Covid-19 | Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Na corrida da produção das vacinas contra a Covid-19, chega mais uma candidata para reforçar o time. O Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira, 26, a “ButanVac”.

“A iniciativa faz parte de um consórcio internacional em que o Butantan é o principal produtor, com 85% da capacidade total de produção, e tem o compromisso de fornecer a vacina ao Brasil e a países de baixa e média renda”, diz comunicado da instituição.

O Instituto informou também que vai pedir ainda hoje a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos do imunizante em humanos, fase 1 e 2, a partir de abril.

As pesquisas começaram em março de 2020. O novo insumo já está em desenvolvimento e será produzido inteiramente no Brasil, ou seja, sem depender de outros países. Isso ocorre porque o Butantan, fabricante da vacina da gripe (influenza), vai produzir utilizando a mesma tecnologia de vacina inativada com base em ovo.

Uma produção piloto foi finalizada para atender a demanda dos testes iniciais. Os resultados vão determinar se a vacina é segura e eficaz contra o novo coronavírus.

Se aprovada em todos os testes, essa será a primeira vacina brasileira contra a Covid-19. A expectativa é aprová-la o quanto antes, dentro de todos os parâmetros legais de saúde, e entregar 40 milhões de doses a partir de julho deste ano.

Atualmente, o instituto já oferece a CoronaVac, imunizante em parceria com a farmacêutica Sinovac que possui o maior volume disponível no país até o momento.

A instituição reforça que o desenvolvimento da ButanVac não afetará a parceria do Butantan com a Sinovac, nem causará alterações no cronograma de envio de insumos da China para a CoronaVac.

“A tecnologia utilizada na ButanVac é uma forma de aproveitar o conhecimento adquirido com o desenvolvimento da CoronaVac”, diz o presidente da instituição, Dimas Covas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.