MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bolsas para doação de sangue acabam e Hemocentro de Friburgo para de fazer coleta

Em apenas um mês, é a segunda vez que a unidade para de funcionar por falta de material

Por Matheus Oliveira
10/10/18 - 17:41
Bolsas para doação de sangue acabam e Hemocentro de Friburgo para de fazer coleta Hemocentro de Nova Friburgo vem sofrendo com falta de material neste ano. | Foto: Reprodução / Portal Multiplix

Depois de um mês, o Hemocentro de Nova Friburgo voltou a apresentar problemas. Desta vez, em razão da falta de bolsas para a coleta de sangue. Segundo uma fonte ouvida pela reportagem e que pediu para não ser identificada, quem tentou doar sangue entre terça-feira, dia 9 de outubro, e esta quarta-feira, dia 10, não conseguiu.

De acordo com a denúncia, os funcionários do Hemocentro teriam alertado a Secretaria de Saúde sobre a possibilidade do material acabar, mas que, mesmo assim, a compra de material não foi providenciada a tempo. Ainda segundo a fonte ouvida pela reportagem, com a situação, a equipe do Hemocentro não estava conseguindo realizar a coleta de sangue.

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, que informou por meio de nota que “a licitação para aquisição dos insumos destinados ao Hemocentro já está em curso visando evitar possíveis novos desabastecimentos”. Ainda de acordo com Prefeitura, a doação de sangue na unidade deve ser restabelecida até a quinta-feira, dia 11, quando serão entregues pelo fornecedor 450 bolsas para a coleta de sangue.

Falta de Reagentes

Há exatamente um mês, no dia 10 de setembro, cinco parlamentares de Nova Friburgo denunciaram a falta de reagentes químicos para a produção de provas de compatibilidade sanguínea e insumos básicos para a realização da doação de sangue no Hemocentro. Segundo o documento apresentado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, a unidade teve suas atividades suspensas em razão do problema.

Na época, o Poder Executivo reconheceu que houve atraso no pagamento da empresa que fornece o material em questão, mas que o problema não afetou nenhum procedimento, como cirurgias programadas, emergências, bem como o tratamento de soropositivos e de pessoas em hemodiálise.

Hemocentro de Nova Friburgo vem sofrendo com falta de material neste ano.Hemocentro de Nova Friburgo vem sofrendo com falta de material neste ano. | Foto: Reprodução / Portal Multiplix

O Hemocentro

O Hemocentro de Nova Friburgo tem capacidade para receber até 20 doações por dia e atende também a outros 13 municípios da Região Serrana. Anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, a unidade foi reinaugurada em junho de 2016, após uma reforma e compra de novos equipamentos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.