MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aumento de diabetes tipo 1 em crianças pode estar ligado à Covid-19

Pesquisadores do Imperial College, em Londres, pedem que médicos fiquem atentos

Por Redação Multiplix
19/08/20 - 15:26
Aumento de diabetes tipo 1 em crianças pode estar ligado à Covid-19 Essa é a primeira pesquisa que liga a Covid-19 à diabetes tipo 1 | Foto: Banco de Imagem

Uma nova pesquisa relaciona o aumento de diabetes tipo 1 com os casos da Covid-19. O estudo, feito no Reino Unido, mostra que os casos quase dobraram durante a pandemia do novo coronavírus no país. A ligação entre as duas doenças ainda terá mais investigação, mas é preciso que os médicos fiquem atentos.

Os pesquisadores do Imperial College, de Londres, falaram sobre o estudo na terça-feira, 18, e é o primeiro que relaciona a Covid-19 com a diabetes tipo 1 em crianças.

"Durante o pico da pandemia, o número de casos novos de diabetes tipo 1 em crianças teve aumento anormal em dois dos hospitais que estudamos, na comparação com anos anteriores", destacou a coautora do estudo, Karen Logan.

A pesquisadora ainda disse que quando investigaram mais os casos, as crianças relacionadas tinham a Covid-19 ainda ativo ou já haviam sido expostas ao vírus. O estudo ainda lembra que houve relatos na China e na Itália, mostrando crianças com diagnóstico positivo para diabetes tipo 1 nos hospitais durante a pandemia.

O estudo foi publicado no periódico científico Diabetes Care. No total, foram analisados os dados de 30 crianças em hospitais de Londres que foram diagnosticadas com a diabetes tipo 1, no primeiro pico da pandemia. A pesquisa ainda diz que esse número representa, aproximadamente, o dobro dos casos vistos no mesmo período dos anos anteriores.

Das 30 crianças, 21 foram testadas positivo para a Covid-19 ou passaram pelos exames de anticorpos. Esses testes determinam se elas foram expostas ao vírus. Ainda segundo os dados, cinco crianças foram diagnosticadas com infecções do novo coronavírus.

Diabetes tipo 1

O excesso de glicose (açúcar) no sangue desencadeia várias complicações no organismo. A tipo 1 causa a destruição de células pancreáticas produtoras de insulina e isso impede o corpo de produzir a insulina suficiente para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Segundo a pesquisa, o pelômetro (proteínas que desempenham a função de mediar a interação vírus-célula) da Covid-19 pode atacar as células do pâncreas que são responsáveis pela produção da insulina.

"É preciso pesquisar mais para determinar se existe um elo definitivo mas, enquanto isso, esperamos que os clínicos o levem em conta", finalizou Karen.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.