MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

As doenças mais comuns que afetam os gatos

Bichanos sofrem com enfermidades como diabetes e leucemia felina

Por Matheus Oliveira
09/07/18 - 16:27
As doenças mais comuns que afetam os gatos Gatos no quintal. | Banco de imagens

Os gatos são animais que são companheiros dos humanos e estabelecem com eles, uma grande afinidade. Esses bichanos podem ser parceiros por toda uma vida e encher uma casa de alegria. Entretanto, para mantê-los por mais tempo por perto, é necessário ficar atento a alguns sintomas de doenças comuns aos felinos. As doenças variam de acordo com a idade e podem ser gastrointestinais, oncológicas, doença renal crônica, articular degenerativa, infecciosas, como FIV, FeLV, PIF, e doenças endócrinas, como diabetes mellitus e hipertireoidismo.

Os sinais das doenças muitas vezes são escondidos pela espécie e quando descoberta pode estar em estágio avançado. Por isso, existe a necessidade de acompanhamento especializado para os felinos.

Vírus da Imuno Deficiência Felina

Uma das principais enfermidades que atinge os gatos é o Vírus da Imuno Deficiência Felina (FIV), causada por vírus e age na espécie como a Aids no ser humano. Assim, o vírus torna o gato suscetível a outras doenças, pois afeta o sistema imunológico. A doença é transmitida através da saliva, normalmente em brigas entre os bichanos. Animais não castrados possuem maior chance de contrair a doença. O FIV também pode ser transmitido durante o ato sexual, ou da mãe paras os filhotes durante a gestação ou amamentação. O diagnóstico é feito através de um teste sorológico.

Diabetes

A obesidade gera a diabetes felina, ocasionando em desordem pancreática e excesso de açúcar no sangue pela insuficiência de produzir insulina. Dos sete aos dez anos, de 20% a 30% dos gatos contraem a doença. Ela normalmente equivale a diabetes tipo 2 em humanos. A maior parte dos animais tem o problema diagnosticado após os dez anos. Os principais sintomas da diabetes felina são semelhantes aos da diabetes em humanos: sede e fome excessivas nas fases iniciais, aumento nos episódios e nos volumes de micção e perda de peso. Nas fases mais avançadas da doença, o animal pode apresentar desidratação, vômitos, apatia, além de andar encostando os calcanhares no chão ao invés de apenas as patas.

Leucemia

O vírus da leucemia felina (Felv) não é pego em contato direto apenas com um soropositivo. É necessário um contato sustentado. O vírus está na maioria dos fluidos corporais, como saliva, fezes, urina e leite. É por isso que o comportamento de lambeduras entre gatos, compartilhamento de vasilhas de água, comida e leiteiras favorece a transmissão da FeLV. Por esse motivo também, a doença é encontrada principalmente em locais com muitos gatos confinados. A transmissão pode ocorrer ainda durante a gestação ou amamentação.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.