MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ações em Nova Friburgo marcam o Dia Mundial Contra a Aids

Confira a programação da Campanha Dezembro Vermelho na cidade

Por Redação Multiplix
01/12/20 - 11:26
Ações em Nova Friburgo marcam o Dia Mundial Contra a Aids Laço vermelho simboliza a Campanha Dezembro Vermelho que fala sobre a Aids | Foto: Banco de Imagem

O primeiro dia do mês de dezembro marca o Dia Mundial Contra a Aids. A Campanha Dezembro Vermelho, que tem como referência o laço vermelho, simboliza a solidariedade das pessoas ao redor do mundo com resposta à epidemia da doença. Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, terá ações para lembrar a data.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, Subsecretaria de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de IST/Aids/HIV, vai desenvolver ações para lembrar o Dia Mundial contra a Aids, com eventos online para promover a troca de experiências entre os profissionais e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce para o HIV, além de acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem portadoras do HIV na realização do tratamento precoce, para evitar o adoecimento e ter uma melhor qualidade de vida.

A doença pode ser transmitida através do contato de fluidos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas, por exemplo.

Programação:

A campanha será iniciada nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, às 15h, com um evento online, direcionado aos profissionais da saúde do Município. A Live, intitulada “Roda de conversa sobre HIV: diagnósticos e preconceitos**, tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre HIV e seus impactos sociais, promover a troca de experiências entre os profissionais e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Durante o evento será lançado o novo perfil no Instagram do Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais Nova Friburgo (@istaidsnovafriburgo), além da nova logomarca, visando maior visibilidade e identificação para o programa.

Já no dia 18 de dezembro, às 15h, será realizada a Primeira Oficina de Descentralização dos testes rápidos de diagnóstico e triagem de HIV, sífilis, hepatites B e C de Nova Friburgo, tendo como público-alvo os profissionais das unidades executoras de testes cadastradas em Nova Friburgo.

Também será disponibilizada testagem rápida para toda a população, com vistas à promoção do diagnóstico precoce do HIV e sífilis no município, nos seguintes locais:

  • Policlínica Centro, no Suspiro - toda terça e quinta-feira, das 8h às 16h, na sala 5;
  • Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rio Bonito de Lumiar - nesta terça, dia 1º de dezembro;
  • ESF Conquista – dia 7;
  • ESF Campo do Coelho - dia 10;
  • ESF Nova Suíça – dia 15;
  • ESF Amparo - dia 17.

De acordo com a prefeitura, os testes já são feitos rotineiramente nas ESFs Olaria II, na rua Espírito Santo, em Riograndina, São Geraldo e Olaria III (Amarelinho), além do Hospital Municipal Raul Sertã e Hospital Maternidade de Nova Friburgo.

Quem deve fazer o teste:

O teste rápido de HIV e sífilis não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como sexo desprotegido ou sofrido algum tipo de acidente biológico, faça o exame;

Não precisa estar em jejum ou ter solicitação médica para os testes, apenas levar um documento com foto e cartão do SUS.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.