MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

A poucos dias do Carnaval em Nova Friburgo, Hemocentro está em situação crítica

Bolsas de sangue, principalmente do tipo negativo, estão com os estoques completamente zerados

Por Kessia Coutinho
09/05/22 - 15:03
A poucos dias do Carnaval em Nova Friburgo, Hemocentro está em situação crítica Hemocentro de Nova Friburgo necessita de doações com urgência | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Faltando poucos dias para o Carnaval em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, um problema chama a atenção. O estoque de sangue que abastece a cidade e também os municípios vizinhos está em estado crítico.

Para suprir as demandas do Hemocentro, é ainda mais importante a colaboração dos doadores em épocas de festas. Nos feriados, o número de doações diminui consideravelmente, mas a necessidade de uso emergencial de sangue sempre pode aumentar.

Em entrevista ao Portal Multiplix, a biomédica do Hemocentro, Bianca Faria, reforça que o banco tem poucas bolsas de sangue, principalmente de alguns tipos:

A gente só tem quatro bolsas do tipo O, neste momento. Esse é o sangue que serve para todos, então, nós estamos precisando muito de doação de todos os tipos, mas especialmente os negativos.

Estoque do Hemocentro começou a semana praticamente zerado em Nova Friburgo Estoque do Hemocentro começou a semana praticamente zerado em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

No mês de abril, segundo dados da prefeitura, foram realizadas 170 doações, com 59 novos doadores. Mesmo assim, a quantidade não foi suficiente para manter o banco neste início de maio.

Como doar

Para doar sangue em Nova Friburgo, basta procurar o Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que fica em anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, caso a pessoa atenda os requisitos necessários para a doação.

É necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, evitando comidas pesadas e gordurosas nas três horas que antecedem a doação.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue e, em cada doação, o máximo retirado é de 450 ml.

Intervalo entre as doações

É necessário respeitar um intervalo entre uma doação e outra, por isso, é importante que novos doadores se disponibilizem para doar.

  • Homens: de dois em dois meses, sendo, no máximo, quatro vezes ao ano

  • Mulheres: de três em três meses, sendo, no máximo, três doações anuais.

Quem doa para quem?

Os tipos de sangue que existem são A, O, AB e B. As pessoas com sangue do tipo O- podem doar sangue para qualquer pessoa. Eles são conhecidos como doadores universais, mas só podem receber de pessoas com o mesmo tipo de sangue.

Já as pessoas do tipo AB+ podem receber sangue de qualquer pessoa, esses são os receptores universais, mas eles só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Também é necessário conhecer o tipo de sangue em relação ao fator RH, já que positivo pode doar para positivo, mas pode receber de positivo e negativo.

Já quem tem sangue do tipo RH negativo, pode doar para positivo e negativo, mas só pode receber de negativo.

Existem regras para recebimento de sangue após a doação Existem regras para recebimento de sangue após a doação | Arte: Reprodução/Ministério da Saúde

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.