MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

4 dicas de ouro para você cuidar da sua saúde mental

Alterar hábitos da sua rotina pode te ajudar a curtir a vida com mais leveza

Por Luisa Machado
10/10/19 - 17:24
4 dicas de ouro para você cuidar da sua saúde mental Valorizar os momentos de felicidade é essencial para manter a saúde da mente | Foto: Banco de Imagem

Todos os dias, fatores sociais, econômicos, políticos e ambientais interferem na rotina das pessoas e, se não houver um cuidado com as ações e informações que nos afetam, é possível que transtornos mentais como a ansiedade e a depressão se tornem mais comuns.

No dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, instituído há 27 anos pela Federação Mundial da Saúde Mental. Para a psicóloga Marianne Fernandes, de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, mudar hábitos no seu dia a dia podem fazer toda a diferença quando o objetivo é manter a cabeça saudável.

1 - Não esqueça o que é importante

A correria e os estresses do dia a dia podem ser inimigos de quem busca uma vida mais leve, e a psicóloga friburguense comenta que é importante valorizar os pequenos momentos de felicidade.

“Às vezes nem 24h são suficientes para tudo que temos que fazer de obrigações, e a vida social, estar com amigos e família, fazer carinho no bichinhos de estimação, acordar uns minutinhos mais cedo para sentar e tomar um café com calma, ter uma pausa nem que seja de alguns minutos para olhar um pouco para si, se observar, aquietar um pouco. É importante que a gente saia da rotina, um pouquinho”, explica.

2 - Cuide de você

Para uma mente saudável, é necessário que haja um cuidado também com o corpo. Para isso, é importante se preocupar com a alimentação, a prática de exercícios e o sono regular.

“Fazer exercícios, nem que seja uns 30 minutinhos por dia, libera hormônios como a endorfina que é essencial pro nosso bem-estar. Cuidar da alimentação é essencial, e pelo menos evitar certos alimentos, principalmente ricos em açúcar e gordura. Radicalismo não funciona, só diminuir os excessos já é de grande valia! Sono é um ótimo regulador de humor. A falta dele é super prejudicial para a memória. Alguns estudos também falam sobre os benefícios da água para a nossa saúde física e mental. E pegar um solzinho pela manhã e início da tarde é maravilhoso, a vitamina D é super necessária para o nosso bem-estar”, diz Marianne.

3 - Seja grato

Não é necessário que exista uma crença religiosa específica para agradecer ao que se tem. Para a psicóloga, principalmente nos dias atuais, em que a internet faz parte do cotidiano, é importante reconhecer cada vitória.

“Nada de ficar comparando a própria vida com o que vê em redes sociais, cada um tem a sua história, a sua caminhada e é necessário que se reconheça diariamente as pequenas conquistas, e sempre observar os pensamentos sobre nós mesmos que estamos nutrindo. Esses pensamentos automáticos, podem gerar emoções e comportamentos ruins, e a partir do momento que conseguimos observar e identificar esses pensamentos disfuncionais, conseguimos entender os padrões a ponto de mudá-los”.

4 - Procure ajuda (todas as vezes que precisar!)

Mais importante do que seguir os cuidados recomendados para a saúde mental, é saber reconhecer quando você precisa de ajuda.

“É importante buscar ajuda de um profissional capacitado para que ele possa te ajudar a identificar os problemas e os pensamentos disfuncionais. Ele com certeza estará com você, te auxiliando da melhor maneira e te dando suporte e ferramentas para que você consiga caminhar sozinho depois”, conclui Marianne.

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

Uma universidade particular de Nova Friburgo realiza atendimentos gratuitos para pessoas que buscam serviços de saúde mental. É utilizada, na clínica, abordagens de terapia cognitivo comportamental, psicanálise, psicanálise infantil e terapia junguiana.

Às terças-feiras, às 19h30, também acontece o grupo de acolhimento, em que não é necessário agendamento. Além disso, são disponibilizados horários de plantão, em que os estagiários do SPA estarão disponíveis para caso alguém precise de acolhimento imediato.

Para mais informações sobre os atendimentos e as marcações, basta entrar em contato com o telefone (22) 2525-1525, ou então com a sede da Universidade Estácio de Sá, que fica na rua José Acurcio Benigno, no bairro das Braunes, em Nova Friburgo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.