MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

25 de outubro: no Dia do Dentista, categoria reforça importância da prevenção quando o assunto é saúde bucal

Segundo Ministério da Saúde, 20% dos brasileiros não costumam ir ao dentista. Metade da população considera difícil o acesso ao profissional

Por Barney Campos
25/10/18 - 15:00
25 de outubro: no Dia do Dentista, categoria reforça importância da prevenção quando o assunto é saúde bucal Segundo Ministério da Saúde, 20% dos brasileiros não costumam ir ao dentista. Metade da população considera difícil o acesso ao profissional. | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Escovar os dentes. Um ritual comum, só que grande parte da população não sabe fazer corretamente. No corre-corre do dia a dia, às vezes não dá tempo nem de escová-los, ainda mais usar fio dental. Dados do Ministério da Saúde revelam essa falta de cuidado do brasileiro com saúde bucal. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, 46% dos brasileiros consideram complicado o acesso ao dentista, e 20% da população não costuma ir ao consultório dentário.

Em entrevista ao Portal Multiplix, a dentista friburguense Renata Marchon, falou sobre o assunto. Renata é especialista em implantodontia, disfunção da ATM e dor orofacial.

- Segundo o Ministério da Saúde, quase metade dos brasileiros considera o acesso ao dentista difícil. Você concorda com isso?

Renata Marchon: Concordo que a saúde básica do país está defasada e desvalorizada. Se o governo valorizar seu profissional, toda a população teria acesso à saúde básica, com isso teríamos mais prevenção e menos intervenção.

- Hoje, infelizmente, muitas pessoas só procuram o dentista na hora em que o problema aparece, somente em casos emergenciais. Por que grande parte das pessoas ainda age assim?

Renata Marchon: Infelizmente ainda existe um grande número de pessoas que não tem acesso à informação. A odontologia vem ficando cada dia mais acessível à população, no entanto, muitos pacientes tem medo do tratamento ou por algum trauma de infância ou até mesmo por ser um tratamento que requer uma disponibilidade financeira. Temos que lembrar que a prevenção é melhor que a intervenção.

- Qual é a importância de visitar o dentista regularmente?

Renata Marchon: Visitas regulares ao dentista previnem maiores problemas. Os cirurgiões dentistas conseguem identificar e intervir precocemente em um problema. Isso gera benefícios ao paciente no que diz respeito a sua saúde oral e geral.

- Hoje é comemorado o Dia do Dentista e também o Dia Nacional da Saúde Bucal. Muita gente não usa fio dental e nem escova os dentes corretamente. Quais as suas dicas para manter a saúde da boca em ordem na correria do dia a dia?

Renata Marchon: É importante novamente lembrar que a prevenção a problemas bucais é melhor que a intervenção. O uso do fio dental ainda é negligenciado pelos pacientes e acredito que grande parte desse problema também é de responsabilidade do dentista, que muitas vezes não faz a instrução de higiene oral para o paciente. Com isso, o mesmo não sabe da importância do seu uso. Cabe a nós ensinar e instruir. E cabe ao paciente seguir as instruções para manter seus dentes e tecidos bucais saudáveis.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.