MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

São Cristovão é celebrado durante toda a semana em Nova Friburgo

No domingo, 25, é comemorado o dia do padroeiro dos motoristas e viajantes com programação especial na cidade serrana

Por David Massena
22/07/21 - 15:19
São Cristovão é celebrado durante toda a semana em Nova Friburgo São Cristóvão é considerado padroeiro dos motoristas e viajantes | Foto: Banco de Imagem

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, possui uma igreja e uma capela dedicadas ao santo, no distrito de Mury e no loteamento São Cristóvão, no bairro Duas Pedras. Também na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, há um pequeno oratório para São Cristóvão.

Na paróquia de São Cristóvão, que fica na RJ-116, em Mury, será celebrada missa solene no sábado, 24, às 19h, com o bispo Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, e no domingo, 25, às 15h, está programada missa seguida de benção aos motoristas e carreata pelas ruas próximas à igreja com rigorosa atenção aos protocolos sanitários.

Na capela de São Cristóvão, em Duas Pedras, desde o último domingo, 18, as celebrações reúnem os fiéis com número reduzido devido à pandemia.

Nesta quinta-feira, 22, será realizado o Terço da Família, às 19h, com a participação do Grupo do Terço da Paróquia de São Pedro, São Paulo e Imaculado Coração de Maria. Na sexta-feira, 23, também às 19h, ocorrerá a adoração ao Santíssimo Sacramento. No sábado, 24, às 19h, com o tema “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, ficará sozinho; porém se morrer, produzirá muito fruto”, o Grupo de Oração integra a programação, às 19h, e no domingo, 25, está programada uma pequena caminhada pelas ruas do bairro, com a imagem de São Cristóvão, em carro aberto, às 15h. Às 17h, haverá missa e benção aos motoristas em frente à capela. Só poderão participar das missas, pessoalmente, os inscritos previamente pelo telefone (22) 99254-0702.

As celebrações serão transmitidas pela página do Facebook da paróquia.

Conheça a história de São Cristóvão

Cristóvão é um nome que significa "o que leva Cristo" ou "aquele que carrega o Cristo", e está intimamente ligado à história do santo.

Segundo a lenda, Cristóvão era filho de um rei pagão que o dedicou ao deus Apolo e que se chamava Reprobus. Ele se tornou muito grande e forte e, em algumas versões, dizem que se tornou um verdadeiro gigante e decidiu que serviria apenas alguém muito forte, poderoso e corajoso.

Assim, ele encontrou um rei que achava ser muito poderoso, até ter conhecido Satanás, a quem começou a servir. Para Reprobus, nenhum dos dois era corajoso o suficiente.

Reprobus encontra mais tarde um eremita que o converte à fé cristã, embora este ainda não estivesse convencido de que deveria jejuar e orar a Cristo. Ele passava os dias ajudando pessoas a atravessarem um perigoso rio, até que um dia, ajudando uma criança a atravessar, notou que ela ia ficando cada vez mais pesada e ele sentiu como se o peso do mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros.

Do outro lado, a criança revelou ser o próprio Cristo, Criador do mundo. Daí ele passou a ser conhecido como Cristóvão, "o que carrega Cristo".

O milagre do cajado de São Cristóvão

Depois desse dia, Cristóvão partiu para Lícia ao encontro de cristãos que estavam presos. Quando foi descoberto, apanhou muito de seus perseguidores e quando todos achavam que ele seria derrotado, jogou o seu cajado no chão pedindo a Jesus Cristo que o florisse novamente. E assim aconteceu, diante de mais de 8 mil pessoas.

Imediatamente Cristóvão foi levado ao rei, que tentou de todas as maneiras fazer com que desistisse e renunciasse a sua fé mas ele permaneceu inabalável. Sua fé era tão forte quanto o seu corpo. O rei ainda tentou fazê-lo pecar, mas foi em vão. Depois de várias tentativas, o rei mandou executá-lo e Cristóvão morreu decapitado.

Após esse episódio, a fama de Cristóvão espalhou-se muito rapidamente atingindo assim mais e mais devotos ao longo do mundo.

O padroeiro dos motoristas

Após o episódio da criança no rio, Reprobus assumiu o nome de Cristóvão (carregador de Cristo) e por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes já que um dia carregou o menino Jesus nos ombros.

Sua imagem representa exatamente esse momento: o menino Jesus em seus ombros e o cajado na mão.

Oração a São Cristóvão

Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que eu chegue ao meu destino sem acidentes.

Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que eu descubra vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia.

São Cristóvão, protegei-me e ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre.

Amém!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.