MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba onde ficam guardadas as urnas eletrônicas fora do período eleitoral

Sede do TSE possui galpão com capacidade para armazenar até 15 mil equipamentos

Por Redação Multiplix
28/10/20 - 10:39
Saiba onde ficam guardadas as urnas eletrônicas fora do período eleitoral Urnas eletrônicas sao armazenadas em um galpão na sede do TSE | Foto: Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral

Em todas as eleições são usadas milhares de urnas eletrônicas para as votações. A maior parte das seções ainda possui equipamentos extras, para caso haja algum problema. A Justiça Eleitoral, por exemplo, tem cerca de 500 mil urnas eletrônicas que, durante o pleito, são enviadas para todo o Brasil. Mas quando esse período chega ao fim, para onde são levados esses equipamentos?

Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os tribunais regionais eleitorais dos 26 estados e do Distrito Federal são os responsáveis pelo armazenamento e manutenção dos equipamentos. Porém, há um galpão no edifício-sede do TSE onde a maior parte dessas urnas eletrônicas ficam guardadas.

O espaço, de 2.580 metros, tem capacidade para armazenar até 15 mil urnas. São diversas estantes nos mais de cinco metros de altura e que recebem e organizam os equipamentos. O local também possui uma entrada que foi projetada para receber carretas, usadas no transporte das urnas.

Mas quando as eleições chegam ao fim, o TSE explica que não basta empilhar os equipamentos e deixá-los lá até o próximo pleito. O espaço possui climatização para a renovação de ar apropriado para depósitos, ajudando a controlar os componentes eletrônicos.

E no local só entra quem tem autorização. Porém, quem quiser conhecer o espaço pode agendar uma visita.

“No depósito do TSE fica armazenada a chamada reserva técnica, urnas que podem ser usadas para substituir aquelas que, porventura, apresentem algum problema, ou para atender a outras necessidades dos tribunais regionais eleitorais”, explica Adilson Martins dos Santos, chefe da Seção de Gestão Tecnológica das Urnas Eletrônicas do TSE.

As urnas eletrônicas ficam armazenadas em caixas resistentes que aguentam o tempo de uso e o peso do material.

“Por conta da poeira e da umidade, elas não podem ficar no chão e, por isso, estão sempre empilhadas”, conta Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE.

Ainda segundo o TSE, as urnas eletrônicas duram, em média, dez anos, sendo usadas por cerca de cinco eleições. Depois disso, são descartadas conforme prevê a Justiça Eleitoral, e de forma ecologicamente correta.

E para quem acha que as urnas são ligadas apenas nas eleições, está enganado. Elas são sempre testadas e a cada quatro meses as baterias são recarregadas para que possam ser realizados testes de funcionamento.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.