MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba como proteger seu pet do calor que marca o início deste ano

Confira dicas para cuidar dos cães e gatos durante as altas temperaturas típicas do verão

Por Matheus Oliveira
15/01/20 - 09:54
Saiba como proteger seu pet do calor que marca o início deste ano Cuidados como tosa e dar banho podem ajudar os pets a suportar o “calorão” | Foto: Banco de Imagem

O ano de 2020 começou com dias abafados, chuva e muito calor. Tal clima exige cuidados, mas não apenas dos humanos, mas também com cães e gatos, que sofrem com altas temperaturas da estação.

Água

Para os pets recuperarem o que foi perdido com a transpiração, é necessário tomar água. Os cães bebem, em média, entre 40 ml e 60 ml por quilo que possuem.

A hidratação torna-se mais importante durante e depois de exercícios praticados nos horários mais quentes do dia.

Sol

O dono do bichano deve evitar levá-lo para passear em horários de sol a pino no verão. O ideal é que essas saídas ocorram no início da manhã e fim da tarde.

Caso a ideia seja deixar o pet brincar no sol, faz-se necessário utilizar protetor solar.

Tosa

Os cães e gatos que possuem pelos mais escuros, ou excesso de pelos, geram mais calor, pois absorvem mais raios solares. Assim, no verão, é importante tosar o pelo do animal.

Banho

Durante a estação, recomenda-se dar vários banhos por dia nos cães e gatos para refrescá-los. Entretanto, os banhos não devem ser dados em quantidade excessiva, pois os produtos usados podem remover a gordura natural produzida pelo organismo dos bichanos e deixá-los com a pele frágil e ressecada, o que pode ocasionar problemas como alergias e infecções.

Sapatinhos

No verão, os sapatos devem ser abolidos, pois aumentam a sensação de calor, mesmo que evite a sujeira. Porém, evitar passeios em horários mais quentes também é importante para evitar queimaduras nas patinhas dos bichanos.

Carros

Outra ação que pode e deve ser evitada é deixar cães ou gatos, mesmo que por pouco tempo, sozinhos em veículos. Isto porque ambientes fechados podem gerar problemas como estresse e insolação.

Brinquedos

Deixar os brinquedos no congelador pode ajudar a diminuir a sensação de calor dos animais.

Parasita

O calor é propício para o surgimento de carrapatos e pulgas, que se desenvolvem em locais quentes e úmidos. Para evitar isso, é importante deixar as vacinas e medicações em dia, garantindo assim a proteção aos cães e gatos, procurando também um profissional para o acompanhamento do animal.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.