MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba como economizar seu dinheiro

Confira algumas dicas para juntar dinheiro e ter estabilidade

Por Priscila Franco
12/06/18 - 15:57
Saiba como economizar seu dinheiro Dificuldades para juntar dinheiro. | Banco de imagens

Por que deixar para ser feliz no futuro se você pode agradar-se bem agora? Esta é a lógica torta que faz com que o brasileiro não se preocupe em poupar dinheiro. E, quando o faz, prefere alternativas menos ousadas e opta pelo que lhe parece mais seguro: em recente pesquisa realizada por um grande banco, só 36% dos entrevistados disseram guardar dinheiro e, a maioria deles, na poupança.

O mesmo estudo relacionou a aversão do brasileiro por economizar a fatores históricos, sociais e até psicológicos. A história fica por conta da época em que a inflação apontava como melhor investimento o consumo. Esse período estimulou também a criação do cenário social em que consumir ganhou status de linguagem, aproximando pessoas com perfis de consumo parecidos. Os itens adquiridos passaram, então, a imprimir uma hierarquia social diante de nossos pares. A questão psicológica se justifica no fato de que comprar é um prazer – e quem discorda pode emprestar o cartão de crédito e assistir enquanto a gente aqui se diverte.

O problema desta lógica perdulária é que quem a segue jamais está precavido para momentos de necessidade. Por isso, aprender a reservar uma parte da renda é mais do que uma questão de disciplina: é de cuidado consigo mesmo e com a família.

Calculadora na mão e vamos gastar (com consciência)!

A primeira dica é controlar suas finanças. Quer dizer: ter uma noção exata de quanto dinheiro você recebe por mês – entre salário, dinheiro advindo da locação de imóveis, de serviços prestados etc., e observar a sua renda em relação aos gastos. Fique atento principalmente às pequenas despesas, algumas passam despercebidas, e por isso mesmo se acumulam e acabam consumindo boa parte da renda.

Observe o equilíbrio entre as suas necessidades presentes e futuras: com um bom planejamento financeiro você é capaz de perceber os gastos que devem ser feitos agora e separá-los daqueles que podem esperar.

Para poupar, cortar alguns gastos é fundamental, mas, tome cuidado: a tendência é de que a gente comece por liquidar o dinheiro investido com lazer, academia e compras pessoais. Tenha em mente, porém, que esses são gastos necessários para manter sua qualidade de vida. Retire apenas o excesso e não deixe de reservar algum dinheiro para momentos de bem-estar e entretenimento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.