MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba a diferença entre os votos brancos e nulos

Glossário Eleitoral do TSE explica como funciona cada uma das opções

Por Redação Multiplix
21/10/20 - 10:51
Saiba a diferença entre os votos brancos e nulos Eleitores têm a opção de votar em branco ou nulo caso não escolham candidatos | Foto: Reprodução/Senado

Durante as eleições, quando um eleitor não tem um candidato preferido ou não sabe em quem votar, ele pode escolher entre votar em branco ou anular o seu voto. Porém, ainda há dúvidas sobre a diferença entre essas opções e algumas fake news que podem prejudicar ainda mais o pleito.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui um Glossário Eleitoral que explica a diferença entre voto branco ou nulo. Segundo o documento, votar em branco significa que o eleitor não tem preferência por nenhum dos candidatos.

Quem deseja votar em branco, basta pressionar a tecla “branco” na urna e em seguida confirmar.

Já o voto nulo é quando o eleitor simplesmente manifesta a vontade de anular o voto. Para isso, ele precisa digitar um número inexistente, como, por exemplo, o “00”. Depois é só confirmar.

Mas o voto branco é considerado válido e contabilizado para o candidato que estiver na frente? Segundo o Glossário Eleitoral, não. Antigamente a prática era realizada e o voto em branco era como se o eleitor estivesse satisfeito e fosse a favor de quem vencesse as eleições. E o nulo, que antes era considerado inválido pela Justiça Eleitoral, era visto como uma forma de protesto político.

De acordo com a Constituição Federal e a Lei das Eleições, agora os votos em branco e nulos são desconsiderados, vistos como manifestação de descontentamento do eleitor. Segundo o TSE, o voto branco e nulo não interferem o pleito.

Além disso, o TSE ainda esclarece que se a maioria dos votos for nulo, não cancela a eleição.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.