MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

'Revolta do Cachimbo – a luta pela terra no Quilombo da Caveira' será lançado em Cabo Frio

Escritora aborda em livro questão agrária e conflitos fundiários na região há cerca de 70 anos

Por Redação Multiplix
21/11/22 - 17:35
'Revolta do Cachimbo – a luta pela terra no Quilombo da Caveira' será lançado em Cabo Frio Obra faz uma ampla contextualização histórica da questão agrária | Foto: Divulgação/Sophia Editora

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai receber, nesta terça-feira, 22, às 18h, o lançamento do livro “Revolta do Cachimbo – a luta pela terra no Quilombo da Caveira”.

Escrito pela professora Gessiane Nazario, o livro é publicado pela Sophia Editora.

A obra fala sobre resistência, ao retratar o episódio que proibia o ato de fumar cachimbo aos trabalhadores rurais da Fazenda Campos Novos, na década de 1950. O impedimento desencadeou em um dos maiores atos de força da história da região.

A partir da tese de doutorado do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), a publicação faz uma ampla contextualização histórica da questão agrária, incluindo passagens pouco contadas pela historiografia oficial.

Outros acontecimentos também são abordados no cenário traçado pela autora, mostrando o ponto de vista econômico e social de um período de mais de 60 anos.

O contexto gira em torno da ressignificação da luta quilombola pelos direitos da população negra descendente de escravizados. A obra passa pela compra de Campos Novos pelo industrial Eugênio Honold, até as consequências da Constituição Federal de 1988.

Em conversa com o Portal Multiplix, a escritora Gessiane Nazario contou que pessoas de sua família estavam nas terras naquela época. Esses acontecimentos resultaram na rebelião dos quilombolas da Caveira, que aponta uma questão maior: os conflitos fundiários.

O livro é parte da pesquisa que realizei na Comunidade da Caveira. A inspiração para realizar esse estudo foi o desejo de ampliar a compreensão sobre os conflitos fundiários que aconteceram na região, os quais meus bisavós foram também expropriados. Meu trabalho tem o objetivo de fortalecer a luta do movimento quilombola por titulação da terra, que é uma reparação histórica destinada a essa população de descendentes de escravizados.

A autora acredita que o conhecimento pode transformar o pensamento, principalmente daqueles que ainda não despertaram para a importância da identificação histórica e cultural para o desenvolvimento das gerações.

Desejo que esta publicação contribua para tirar do silêncio essas lutas por sobrevivência de pessoas que tiveram suas dignidades violadas em nome de um projeto de turismo. Precisamos conhecer a nossa própria história, saber de onde viemos, o que somos e o que necessita ser projetado para o futuro.

A obra estará à venda no dia do lançamento e também pelo site da editora.

O Mart, onde o livro será lançado, fica localizado no Largo de Santo Antônio, s/nº, no Centro (antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos).

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.