MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Resultados de testes para detectar covid-19 demoram, em média, 10 dias

Teresópolis e Nova Friburgo, juntas, contabilizam 90 casos suspeitos da doença até a manhã desta quinta-feira, 2

Por Redação Multiplix
02/04/20 - 12:17
Resultados de testes para detectar covid-19 demoram, em média, 10 dias Testes no Brasil serão feitos em máquinas automáticas | Foto: Banco de Imagem

Cada vez mais no Brasil os testes para confirmação ou descarte para o covid-19 estão sendo feitos em pacientes. Na Região Serrana do Rio não é diferente. Em Teresópolis e Nova Friburgo, os casos suspeitos da doença, juntos, já são 90, de acordo com os últimos boletins oficiais divulgados pelas prefeituras na quarta-feira, 1º.

Teresópolis tem 38 pacientes aguardando o resultado do exame do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), com 15 internações hospitalares, enquanto Nova Friburgo concentra a maioria dos casos suspeitos, com 52, sendo 17 internados.

No Brasil, os números são alarmantes, com 23,6 mil testes do novo coronavírus que estão à espera do resultado. Segundo o Ministério da Saúde, esse número é 3,4 vezes maior que o total de casos confirmados que, até ontem, eram cerca de 6.900 em todo o país.

No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), não está divulgando o número de casos suspeitos no estado. De acordo com o boletim da terça-feira, 31, constam 828 casos confirmados, 28 mortes e 49 óbitos que estão sendo investigados por covid-19.

A demora na finalização das análises iniciadas e não concluídas e a falta de testes em massa no Brasil são consideradas as causas para as subnotificações de registro e, segundo pesquisadores, a quantidade de kits é insuficiente na hora de fazer a análise das amostras coletadas nos pacientes.

O Ministério da Saúde alerta que apenas sejam testados pacientes graves. Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mais de dez tipos diferentes de testes que levam até 15 minutos ou sete dias para o resultado, mas eles ainda não estão disponíveis em massa.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que os casos confirmados do covid-19 vão começar a subir aceleradamente, a partir desta semana, já que os testes vão começar a ser feitos em máquinas automáticas.

Em Teresópolis, a prefeitura divulgou que os testes são enviados para análise no Lacen e os resultados demoram 10 dias para retornar ao município.

A Prefeitura de Nova Friburgo disse que também envia as análises para o Lacen, mas não especificou o tempo médio de demora, apenas que "devido à situação atual do país de enfrentamento à doença e a grande demanda, o laboratório tem tido uma certa demora para apresentar os resultados".


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.